A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) publicou o parecer científico relativo à “Categorização de antibióticos utilizados em animais, na União Europeia”, de modo a promover o uso responsável de antibióticos nos animais e consequentemente a protecção da saúde pública e animal.
Preparada pelo Ad Hoc Expert Group dos Antimicrobianos (AMEG) e adoptada pelo Comité dos medicamentos de uso humano (CHMP) e Comité dos medicamentos veterinários (CVMP), da EMA, e seguindo uma abordagem “Uma só saúde”, esta categorização tem em consideração as necessidades do uso de antibióticos em animais versus o risco para a saúde pública do desenvolvimento de resistências microbianas.
Pretende ser uma ferramenta para apoiar a adopção da decisão dos médicos veterinários sobre o antibiótico a usar, quando estritamente necessário, nos animais sob os seus cuidados clínicos.
Utilização prudente de antibióticos
O documento realça que a utilização prudente e responsável de antibióticos em animais e seres humanos pode reduzir o risco de resistência bacteriana. Isto é particularmente importante para os antibióticos utilizados no tratamento de pessoas e animais e para os antibióticos que constituem a última linha de tratamento de infecções críticas nas pessoas.
Assim, foi também publicado um infográfico demonstrativo da categorização de todas as classes disponíveis de antibióticos por ordem de risco.
O documento encontra-se disponível aqui.
Agricultura e Mar Actual