Frederico Falcão é o novo presidente da direcção da ViniPortugal, associação inter-profissional para a promoção internacional dos Vinhos de Portugal. O novo líder sucede a Jorge Monteiro na presidência executiva da associação.
O novo presidente da ViniPortugal aponta três prioridades para o mandato que acaba de iniciar: criar um observatório de mercados internacionais; reforçar a aposta na formação dos agentes económicos e promover mais acções para valorizar os vinhos portugueses no mercado internacional, procurando aumentar o preço médio por garrafa. Responder aos desafios colocados aos vinhos portugueses pela pandemia da Covid-19 é outra das prioridades.
Novos órgãos sociais
Os novos órgãos sociais para o triénio 2020/2023 foram eleitos na assembleia geral que teve lugar esta quarta-feira, 27 de Maio, nas instalações do CNEMA, em Santarém. A direcção liderada por Frederico Falcão integra ainda Jorge Basto Gonçalves, presidente do conselho de administração da Fenadegas – Federação Nacional das Adegas Cooperativas, em representação da produção, e João Gomes da Silva, administrador de marketing e vendas da Sogrape, em representação do comércio.
Natural da Chamusca, Frederico Falcão é licenciado em Agronomia pela Universidade de Évora, com pós-graduação em Enologia pela Universidade Católica do Porto. Desenvolveu a sua carreira como enólogo em vários produtores de vinho – Esporão, Companhia das Lezírias, Pegos Claros e Fundação Abreu Callado. Entre 2012 e 2018 foi presidente do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho, tendo sido o mais jovem presidente deste instituto. Entre 2018 e 2019 foi CEO da Bacalhôa.
“É com muita satisfação que assumo a liderança da ViniPortugal. É uma associação que conheço bem, que tem vindo a desenvolver um trabalho muito meritório na promoção dos Vinhos de Portugal a nível global e é nesse caminho que pretendo prosseguir nos próximos anos, colocando ainda mais energia para tentar ajudar o sector a crescer de uma forma mais rápida”, afirma Frederico Falcão.
Agricultura e Mar Actual