Início / Agricultura / Previsões agrícolas do INE: cereais de Outono/Inverno reforçam produtividade. Batata mantém área plantada

Previsões agrícolas do INE: cereais de Outono/Inverno reforçam produtividade. Batata mantém área plantada

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Março, apontam para um aumento generalizado da produtividade dos cereais de Outono/Inverno face à campanha anterior (+5% no trigo e aveia e +10% no triticale), consequência de condições meteorológicas favoráveis que conduziram a um avanço de duas semanas no ciclo de desenvolvimento vegetativo das culturas.

Quanto à batata, e apesar da indecisão de alguns produtores em avançar com a cultura face à previsível diminuição da procura (resultante dos condicionalismos impostos para combater a pandemia Covid-19), os técnicos do INE prevêem a manutenção da área plantada em 2019 (21 mil hectares).

Condições meteorológicas favorecem desenvolvimento dos cereais de Outono/Inverno

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Abril de 2020, do INE, as germinações dos cereais de Inverno foram boas, particularmente nas sementeiras mais tardias. As searas apresentam povoamentos regulares, com bons enraizamentos e afilhamentos e com um avanço de duas semanas no desenvolvimento vegetativo, face ao habitual, encontrando-se na fase do início do espigamento. As precipitações de Março permitiram o aporte nutricional das adubações de cobertura que decorreram em tempo oportuno.

Assim, o INE estima aumentos no rendimento unitário de 5% na aveia e no trigo e de 10% no triticale, face à campanha anterior. Para o centeio prevê-se uma produtividade acima de 1 tonelada por hectare, semelhante à alcançada em 2019.

Área de cevada mantém tendência de descida dos últimos anos

Por outro lado, as sementeiras dos cereais de Outono/Inverno, embora em alguns casos realizadas com atraso devido à ausência de chuva em Janeiro e Fevereiro, encontram-se totalmente concluídas. Na cevada, cultura com sementeira mais tardia, estima-se, tal como para a generalidade dos restantes cereais praganosos, uma diminuição da área instalada (-10%, face a 2019).

Plantação da batata decorre sem incidentes

Acrescenta o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Abril de 2020 que as plantações de batata, quer de sequeiro, quer de regadio, estão a decorrer com normalidade. Apesar da incerteza que as restrições impostas no âmbito da pandemia Covid-19 provocaram em alguns produtores, nomeadamente face à potencial redução da procura (com o encerramento de estabelecimentos de restauração, as limitações nas deslocações e no regresso de emigrantes e as quebras no turismo e no poder de compra de muitas famílias), não se prevê uma diminuição da área plantada face à campanha anterior. A generalidade dos batatais apresenta povoamentos homogéneos e bom desenvolvimento vegetativo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.