Início / Agricultura / Agricultura nos Açores pode “beneficiar muito” com reforço dos laços com a Califórnia

Agricultura nos Açores pode “beneficiar muito” com reforço dos laços com a Califórnia

O Director Regional da Agricultura afirmou, nos Estados Unidos da América, que o sector agrícola nos Açores pode beneficiar muito com o reforço dos laços com o Estado da Califórnia, onde residem emigrantes de 1.ª, 2.ª e 3.ª geração com forte ligação ao sector agrícola ao nível da produção, bem como instituições com grande conhecimento e investigação agrária.

“A agricultura praticada na Califórnia utiliza as tecnologias mais avançadas e, apesar da grande evolução verificada no sector nos Açores, a verdade é que a Região muito poderia beneficiar com um estreitar das ligações com instituições e empresários do sector neste país”, referiu José Élio Ventura.

O Director Regional falava terça-feira, numa palestra sobre ‘A Agricultura nos Açores, História, Desafios e Oportunidades’, no âmbito da World Ag Expo, um dos maiores certames dos EUA ao nível agrícola, que decorre até quinta-feira, na cidade de Tulare, na Califórnia.

Açores produzem um terço do leite português

José Élio Ventura frisou que os Açores representam um terço do total do leite produzido em Portugal, acrescentando que cerca de 77% desse leite é transformado em produtos lácteos, com claro destaque para a produção de queijo, que representa mais de 30 mil toneladas anuais, um produto “que introduz maior valor acrescentado ao leite e permite superar a barreira do Atlântico que separa as ilhas dos grandes mercados”.

“Neste momento, os EUA agravaram as taxas alfandegárias aos produtos lácteos provenientes da União Europeia por disputas que nada têm a ver com a agricultura”, salientou, acrescentando que “esta decisão pode vir a ter um impacto negativo na venda dos queijos açorianos nos EUA, pelo que é urgente criar uma isenção especial para as produções açorianas, até pelos laços históricos que unem os Açores e os EUA”.

Numa intervenção perante agricultores, empresários e autoridades locais, José Élio Ventura sustentou que a agricultura nos Açores tem sido determinante para o desenvolvimento económico e social e para a sustentabilidade ambiental do arquipélago, criando riqueza e emprego.

Peso no PIB

“A agricultura e a indústria têm um grande peso no total do Produto Interno Bruto (PIB) da Região, tendo em conta que grande parte da indústria está associada à transformação do leite em produtos lácteos, empregando muitas pessoas e gerando muito emprego associado a esta actividade, quer seja pelas fábricas de ração, pelas indústrias metalomecânicas, quer na construção civil associada a estruturas agrícolas”, referiu.

O Director Regional destacou ainda a “evolução positiva” que se tem assistido ao nível do sector leiteiro nos Açores, fruto da aposta no melhoramento genético, na sanidade, no bem-estar animal e nas infraestruturas agrícolas, como caminhos, abastecimento de água e electrificação das explorações agrícolas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo aprova despesa de 136 M€ em meios aéreos de combate a incêndios rurais

Partilhar              O Governo aprovou hoje, 22 de Novembro, uma Resolução do Conselho de Ministros que autoriza …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.