A MSC – Mediterranean Shipping Company Portugal prepara-se para operar de acordo com a mais recente alteração à Convenção Safety of Life at Sea (Convenção SOLAS), com efeitos a partir de 1 de Julho de 2016, em que todos os contentores para exportação ficam obrigados a ter um peso verificado (VGM – Verified Gross Mass).
O administrador da MSC Portugal, Carlos Vasconcelos, lembra que “tratando-se de uma companhia de referência neste sector e líder de mercado em Portugal, era um imperativo a MSC Portugal estar na primeira linha para a introdução da nova regulamentação. Seja internamente, adaptando procedimentos administrativos, técnicos e promovendo a formação necessária, seja ao nível da sua iniciativa, sensibilizando e contactando clientes, autoridades e parceiros de negócio”.
Exigência para o transporte marítimo internacional
Recorde-se que, este novo procedimento de embarque, introduzido pela Organização Marítima Internacional (IMO – International Maritime Organization) no início de 2015, é uma exigência global para o transporte marítimo internacional.
Esta norma obriga todos os operadores do sector, como a MSC Portugal, a proceder aos devidos cuidados preparatórios, adoptando as políticas e os procedimentos necessários para a efectiva aplicação da nova medida regulamentar.
O carregador (ou remetente) passa a ser responsável por obter e documentar o peso bruto verificado de cada contentor e informar o Armador, através do documento de embarque.
A MSC Portugal acredita que estes novos procedimentos possam vir a contribuir para um transporte mais responsável, focado na segurança e protecção de todas as pessoas envolvidas.
A MSC aguarda que seja publicada a respectiva legislação nacional que, certamente, indicará mais detalhes sobre a implementação prática destes novos procedimentos.
Fundada em 1991 como agente do armador suíço MSC – Mediterranean Shipping Company, a MSC Portugal opera nos portos marítimos de Sines e Leixões e nos portos secos da Bobadela, Entroncamento e Mérida. Com 225 profissionais, a MSC Portugal ocupa, desde 2006, o 1.º lugar do ranking nacional por volume de contentores.
Agricultura e Mar Actual