A Herdade do Freixo foi a grande vencedora do prémio “Melhor Enoturismo” do Alentejo. Este produtor de vinhos, no Redondo, tem um projecto desenhado para perdurar no futuro, num total respeito pela natureza e pelo ecossistema envolvente.
Montemor-o-Novo recebeu a oitava edição de entrega dos Prémios Turismo do Alentejo e a quarta dos Prémios Turismo do Ribatejo, relativos ao ano de 2018. A iniciativa, que é promovida pela Entidade Regional de Turismo (ERT), distinguiu os melhores projectos de agentes públicos ou privados de dez categorias: Melhor Empreendimento Turístico, Melhor Turismo Rural, Melhor Alojamento Local, Melhor Animação Turística, Melhor Enoturismo, Melhor Evento, Melhor Evento de Gastronomia, Melhor Restaurante, Melhor Projecto Público e Melhor Tecnologia de Comunicação.
Distinguir e divulgar a excelência e inovação
Em comunicado a ERT destacou que o objectivo na entrega destes prémios é “distinguir e divulgar a excelência e inovação da oferta que, de modo geral, tem contribuído para projectar e afirmar o território nos mercados nacional e internacional”.
Ao todo estiveram 114 projectos em apreciação para ambas regiões, Alentejo e Ribatejo, e a Herdade do Freixo foi a grande vencedora do prémio “Melhor Enoturismo” do Alentejo.
Este produtor de vinhos, no Redondo, tem um projecto desenhado para perdurar no futuro, num total respeito pela natureza e pelo ecossistema envolvente, já merecedor de outras distinções nacionais e internacionais, como “Building of the Year” atribuída pelo site Arch Daily de NY em 2018.
Empenho diário de toda a equipa
Foi com grande alegria e emoção que Susana Galego, directora financeira e administrativa da Herdade do Freixo, recebeu o prémio “Melhor Enoturismo” no Alentejo, agradecendo à ERT, a todos os produtores e parceiros na região, destacando o quanto esta distinção “valoriza o empenho diário de toda a equipa em promover a região, seus vinhos e a surpreender os turistas”, sublinhando que este prémio “contribui para unir ainda mais a família Herdade do Freixo nesta caminhada de celebração do vinho, da arte e da vida”.
Quando se chega à Herdade do Freixo o verde das vinhas impera por entre tons floridos e os recortes da serra. Ouve-se o chilrear dos muitos pássaros que ali encontram a sua “casa”, sente-se a brisa, a natureza.
Adega subterrânea
Não há a tradicional azáfama de uma adega, não se vêm os materiais empilhados, os camiões… Não se vê sequer a adega. Sim, porque esta é subterrânea. Penetrando no solo, mesmo por baixo das vinhas, há um novo mundo vínico a descobrir.
Desenhada por Frederico Valssassina, é na Adega da Herdade do Freixo que nascem os apaixonantes vinhos Family Collection 2015, Freixo Reserva tinto 2015, Freixo Reserva branco 2017 e os monocastas Freixo Alvarinho 2018, Sauvignon Blanc 2018 e Chardonnay 2018, que podem ser provados no programa de visitas à Herdade.
Visitas à Herdade
Desde há três anos que a Herdade do Freixo recebe visitantes e tem vindo a desenvolver a oferta de serviços. “Reorganizámo-nos internamente para corresponder às expectativas de quem nos visita e actualmente disponibilizamos duas visitas diárias, de segunda a sábado, incluindo feriados, às 11h e às 15h00, além de se poderem marcar visitas adicionais para grupos, mediante a agenda de actividades da adega”, afirma Carolina Tomé, directora de marketing e comercial.
O enoturismo é um serviço já muito procurado na Herdade do Freixo, sendo recomendada a reserva prévia para garantir a disponibilidade da data desejada.
E agora há uma nova oferta: um piquenique, ao pôr-do-sol na planície alentejana, no Oásis das Azinheiras, rodeado pelas vinhas, com produtos regionais e os vinhos da Herdade do Freixo.
Agricultura e Mar Actual