A Câmara Municipal de Beja e a Secretaria de Estado do Turismo irão assinar na próxima segunda-feira, dia 21 de Maio, pelas 10 horas, o contrato de financiamento, no âmbito da candidatura apresentada à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, para a construção do Parque Fluvial Cinco Reis.
Aquele Parque irá ser criado na Albufeira com o mesmo nome, a cerca de 4km da cidade de Beja, no centro geográfico do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.
O projecto é financiado a 90% pela Turismo de Portugal, sendo que o restante valor será suportado entre o Município de Beja e a EDIA, parceira fundamental na concepção do projecto desde o primeiro momento. Também a União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista tem um papel importante na medida que assegurará a manutenção do espaço, em parceria com o Município de Beja.
Potenciar o turismo
O Parque Fluvial Cinco Reis irá potenciar turisticamente o concelho de Beja, uma vez que irá apresentar uma série de actividades junto da Albufeira, desde observação de aves, actividades náuticas não motorizadas, uma praia fluvial com o respectivo apoio de praia, bem como um parque de merendas e um circuito de manutenção, cada um destes devidamente dotado com os equipamentos necessários à fruição ao ar livre com qualidade e à prática desportiva.
“Localizado num local de excepcional beleza e riqueza patrimonial, o Parque Fluvial Cinco Reis potenciará também a criação de sinergias de visitação cultural e arqueológica que favoreçam a dinamização da importante Villa Romana de Pisões, localizada a menos de 1km, e a promoção de rotas pedonais e cicláveis entre esta Albufeira, a cidade de Beja e as povoações de Penedo Gordo, Beringel e S. Brissos”, realça fonte da autarquia.
O Parque Fluvial de Cinco Reis “reforçará a ligação da cidade à sua envolvente, nomeadamente em termos agrícolas, ambientais e culturais, capacitando este novo espaço das valências necessárias à promoção da qualidade de vida no concelho”, adianta a mesma fonte.
Agricultura e Mar Actual