Início / Empresas / Sonae acelera crescimento de negócios e melhora rentabilidade operacional em 2017

Sonae acelera crescimento de negócios e melhora rentabilidade operacional em 2017

Todos os negócios do Grupo Sonae, em 2017, registaram um crescimento do volume de negócios e melhoraram o EBITDA subjacente. O resultado líquido atingiu 166 milhões de euros, não sendo directamente comparável com o do ano anterior, nomeadamente devido ao efeito dos resultados não recorrentes.

Numa perspectiva estatutária, o volume de negócios consolidado da Sonae cresceu 7,1% em termos homólogos, suportado pela evolução positiva da Sonae Retalho, Sonae IM e Sonae FS, atingindo 5.710 milhões de euros.

O EBITDA subjacente da Sonae atingiu 336 milhões de euros, crescendo 6,9% e situando-se 22 milhões acima do valor registado em 2016, sustentado pelo desempenho da Sonae Retalho, da Sonae IM e da Sonae FS.

A contribuição das empresas consolidadas pelo método de equivalência patrimonial também melhorou, aumentando 39,3%, para 57 milhões de euros.

Negócios de retalho aceleram crescimento

No retalho, o volume de negócios atingiu 5.646 milhões de euros em 2017, crescendo 6,8% face a 2016, apoiado pela evolução positiva de todos os negócios. O EBITDA subjacente da Sonae Retalho aumentou em 7,3%, para 354 milhões de euros em 2017, com a especial contribuição da Worten e da Sonae S&F que em conjunto contribuíram com cerca de 20 milhões de euros.

Ângelo Paupério, Co-CEO da Sonae, afirma que “2017 foi um ano bom para os negócios da Sonae que continuaram a crescer a bom ritmo e progrediram significativamente no desenvolvimento da sua estratégia. Também a nível global evoluímos na construção de um portefólio de negócios mais autónomos, focados e flexíveis, preparados para actuar no mercado com elevados padrões de governação corporativa, nomeadamente como empresas cotadas ou integrando parcerias estratégicas”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.