Terra Emergente, é o nome do novo programa de TV sobre agricultura da AJAP- Associação dos Jovens Agricultores de Portugal. Estreou dia 2 de Dezembro e é transmitido na SIC Notícias aos sábados, às 8h45 e 15h30, domingos, às 5 horas e 7h15, e quinta-feira, às 9:45.
Promovido pela AJAP, o programa Terra Emergente pretende mostrar a nova realidade da agricultura portuguesa, divulgando ideias e projectos que estão a contribuir para modernizar e rejuvenescer um sector fundamental da economia nacional.
“Nos últimos anos, novas gerações de agricultores apostaram na inovação, diversificaram e enriqueceram as ementas nacionais com produtos que antes só encontrávamos nas prateleiras da importação. Estes jovens empreendedores estão a modernizar a agricultura, transformando terrenos abandonados ou explorações agrícolas tradicionais em propriedades férteis para culturas até então consideradas improváveis”, afirma fonte da AJAP.
Conhecer as culturas mais improváveis
O programa Terra Emergente dá a conhecer as culturas mais improváveis que se produzem no nosso País.
Durante 13 episódios, 15 culturas serão destacadas: amêndoa, amora, bagas-goji, batata-doce, espargos, figo
da Índia, framboesa, groselha, maracujá, kiwi, medronho, mirtilo, noz, pistácio e romã.
“Da selecção dos terrenos à tecnologia, a inovação aplicada ao modo de cultivo e transformação de produtos é o espelho vivo da mudança de paradigma num sector em que, cada vez mais, os produtores olham para o Mundo como um mercado global. Com este programa, a AJAP pretende contribuir para informar a opinião pública sobre o papel vital da agricultura na sociedade, aproximando o consumidor da base produtiva moderna”, afirma o director-geral da AJAP, Firmino Cordeiro.
Veja o 1º episódio do Terra Emergente, sobre a cultura da amêndoa, aqui.
Agricultura e Mar Actual