Início / Mar / Ambiente / Ministra do Mar diz que “dependemos dos oceanos para a nossa saúde e bem-estar”

Ministra do Mar diz que “dependemos dos oceanos para a nossa saúde e bem-estar”

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que a preservação dos oceanos obriga os países a pensarem além das áreas de soberania e jurisdição. E lembrou que “dependemos dos oceanos para a nossa saúde e bem-estar”. As declarações foram feitas no Oceans Meeting 2017, que decorre nos dias 7 e 8 de Setembro, em Lisboa.

“Temos de ter a coragem de ir mais além do que limpar o nosso quintal”, acrescentou a ministra, num apelo para que as 70 delegações presentes neste fórum se empenhem em concretizar os compromissos internacionais que os seus países assumiram.

Ana Paula Vitorino referiu ainda a necessidade de se constituírem sociedades “azuis”, que aproveitem os recursos oceânicos sem os destruir, seja pela exploração excessiva, seja através da poluição.

“Portugal sabe bem isto, por 97% do seu território ser espaço marítimo”, disse também a governante, ressalvando que “só o diálogo com as populações e tendo em atenção os Estados, regiões ultra-periféricos e ilhas se pode garantir a sustentabilidade dos oceanos”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.