O número de bovinos abatidos para consumo local nos matadouros dos Açores nos primeiros seis meses de 2017 registou um crescimento de 3,5%, comparativamente ao período homólogo de 2016.
Os dados da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas relativos à evolução do número de abates de bovinos nos Açores indicam que os animais aprovados para consumo local entre Janeiro e Junho deste ano representam 50,1%, enquanto no mesmo período de 2016 representavam 44,3% do total de abates no arquipélago.
Desde 2015 que o número de animais aprovados para consumo local na Região tem vindo a crescer, sendo que este ano, comparativamente com 2015, o aumento é da ordem dos 15%.
Melhoria na conformação das carcaças
Por outro lado, foi também registada, entre 2015 e 2016, uma “melhoria significativa ao nível da conformação das carcaças no arquipélago, registando-se um crescimento de 55% nos animais classificados nas categorias E, S e U, que são as mais valorizadas”, refere uma nota de imprensa do Governo Regional dos Açores.
Este indicador resulta “do trabalho desenvolvido pelos produtores açorianos ao nível da genética e melhoria do acabamento dos animais”, acrescenta a mesma fonte, realçando que o aumento do número de turistas que visitam os Açores “também justifica o crescimento dos números do consumo interno de carne, algo que é muito animador devido ao impacto directo que tem na economia regional”.
Agricultura e Mar Actual