A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal “lamenta profundamente a situação trágica que as populações rurais da zona de Pedrogão Grande estão actualmente a atravessar, na sequência dos incêndios que têm vindo a assolar aquela região”.
A Confederação manifesta publicamente, em comunicado, “consternação pela inestimável perda de vidas humanas, cuja relevância em muito ultrapassa os danos materiais que estas populações sofrem sempre que se verifica um acontecimento desta natureza”.
Mutações climáticas
Tratando-se, ao que “tudo indica, de um incêndio provocado por causas naturais, para a CAP torna-se evidente que a mutação das características climáticas com as quais os agricultores têm vindo a lidar diariamente, tende a adquirir uma severidade cada vez mais dolorosa, com picos de calor mais violentos e imprevisibilidade dos ventos”.
A CAP manifesta assim às famílias das vítimas as suas “condolências, desejando que as populações rurais possam beneficiar no futuro de maior atenção e protecção mais eficaz, de forma a que as consequências do isolamento no interior do País não voltem a ter esta gravidade”.
Agricultura e Mar Actual