O secretário Regional da Agricultura e Florestas açoriano voltou a lançar o desafio à indústria para que faça ajustamentos no preço do leite pago ao produtor. João Ponte salientou que a evolução dos mercados criou condições para esse aumento.
“O grande desafio que existe neste momento e a expectativa tem a ver com os mercados, com a valorização dos produtos lácteos e que, também as indústrias, façam um esforço no sentido de fazerem ajustamentos no preço do leite”, afirmou João Ponte, que falava ontem, 5 de Maio, à margem de uma visita a explorações agrícolas na freguesia dos Arrifes, concelho de Ponta Delgada.
Qualidade
João Ponte considerou importante que a produção seja compensada por aquilo que produz e pela qualidade, para que diminua o diferencial do preço do leite entre os Açores e o continente, que é de cerca de dois cêntimos por litro, e também em relação aos restantes países europeus.
“Entendemos que, com a evolução positiva registada nos mercados, há condições para haver um ajustamento no preço do leite”, afirmou João Ponte, sublinhando a importância dos produtores açorianos terem um aumento de rentabilidade.
Agricultura e Mar Actual