Início / Empresas / Inspecção de turbinas eólicas com drones vence Novo Banco Concurso Nacional de Inovação

Inspecção de turbinas eólicas com drones vence Novo Banco Concurso Nacional de Inovação

A Pro-Drone, um projecto para inspeccionar as turbinas eólicas com drones é o grande vencedor da 12.ª edição do Novo Banco Concurso Nacional de Inovação, que entre as 30 candidaturas distinguiu ainda outros dois projectos. Esta solução inovadora é seis vezes mais rápida e até oito vezes mais económica do que os métodos actuais.

Os prémios foram hoje, 28 de Novembro, entregues no Espaço Novo Banco, numa cerimónia presidida por António Ramalho, presidente do conselho de administração do Novo Banco, que contou ainda com a apresentação do case study por Susana Miranda Sargento, reconhecida com o 1º Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016.

O sector da energia eólica está hoje focado na redução de custos operacionais e pretende ser uma alternativa económica cada vez mais viável às fontes fósseis. Com mais de 330 mil turbinas eólicas em operação em todo o mundo, é uma área que tem sido muito atingida por inspecções periódicas, já que os métodos tradicionais são inoperantes e dispendiosos.

A Pro-Drone surge com o objectivo de revolucionar a forma como são inspeccionadas as pás de turbinas eólicas, através da alavancagem de métodos de automação e controlo de veículos aéreos não-tripulados (por exemplo, os drones), em conjunto com o processamento de dados na cloud.

O drone permite ver o ambiente que o rodeia, identificar a pá a ser inspeccionada e posicionar-se autonomamente numa óptima localização, transformando o processo de inspecção num método robusto, seguro e repetível.

Esta nova tecnologia pode ser aplicada para a inspeccionar qualquer outra estrutura vertical tal como pontes, edifícios, chaminés, torres de transmissão, entre muitos outros.

30 projectos candidatos

Na edição de 2016 do Novo Banco Concurso Nacional de Inovação recebeu 30 projectos, nas áreas de ‘Processes Industriais’, ‘Saúde’ e ‘Tecnologias de Informação e Serviços’. Para além do projecto vencedor, foram ainda atribuídos dois prémios aos vencedores sectoriais.

Uromonitor – teste não invasivo do cancro da bexiga distinguido na categoria de ‘saúde’

O Uromonitor é um ensaio ultra-sensível que, através de uma amostra de urina obtida de forma fácil e conveniente de forma totalmente não invasiva, detecta mutações genéticas altamente específicas do cancro da bexiga. Este novo método traz uma significativa redução de custos ao sistema de saúde.

A equipa de investigadores do Ipatimup e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) teve como missão melhorar a qualidade de vida dos doentes com cancro da bexiga e ajudar o sistema de saúde a lidar com os elevados custos associados ao dia-a-dia desta doença.

Este teste responde a uma necessidade real, é inovador e tem grandes vantagens competitivas. Já está a ser validado em centros de referência em Urologia em Portugal e na Europa.

HOPI premiado na categoria de ‘Tecnologias de Informação e Serviços’

É uma nova plataforma web para a digitalização dos processos clínicos hospitalares aplicada à veterinária. Com um sistema poderoso de auditoria, o HOPI permite um acompanhamento do veterinário no planeamento e execução de um internamento, além de auxiliar na monitorização e posterior relato dos tratamentos, optimizando os processos e potenciando a maximização das receitas através de um registo mais detalhado de custos.

Iniciativa já atribuiu 3,340 milhões de euros para inovação

O Novo Banco Concurso Nacional de Inovação tem como principais objectivos premiar a excelência na investigação, contribuir para uma economia mais competitiva, bem como promover e estimular uma cultura empresarial orientada para a inovação. A existência de categorias sectoriais e a parceria com entidades de maior relevo na área da ciência, tecnologia e inovação a nível nacional são “os principais diferenciadores desta iniciativa”, afirma um comunicado do Novo Banco.

Entre os parceiros desta iniciativa, destacam-se a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a COTEC, a Tecmaia, o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a APBA (Associação Portuguesa de Business Angels), e nove das mais representativas e reputadas universidades do País.

A estrutura dos prémios envolve o seu valor pecuniário, no valor de 15 mil euros, e o financiamento da patente, no montante de 10 mil euros, num total de 25 mil euros. O vencedor do Concurso recebe um prémio complementar de 15 mil euros.

As doze edições do Novo Banco Concurso Nacional de Inovação totalizam 1.663 projectos a concurso e foram atribuídos 3,340 milhões de euros em prémios nos vários sectores, alguns dos quais são hoje verdadeiros casos de sucesso empresarial, como a BERD, a Medbone e a Feedzai.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.