Início / Agricultura / Já pode dar a sua opinião online sobre a Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica

Já pode dar a sua opinião online sobre a Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica

O período de consulta pública à Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica e Plano de Acção para a Produção e Promoção de Produtos Biológicos, abriu a 2 de Setembro. E a opinião já pode ser dada online, aqui, até 30 de Setembro de 2016.

O objectivo desta acção delinear e consolidar a estratégia global que está a ser “desenhada” pelo do Grupo de Trabalho criado em Junho passado.

Para mais informações ou esclarecimentos adicionais podem ser endereçados por email para a Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) através do seguinte endereço : dspaa@dgadr.pt.

A definição de uma estratégia política nacional para a agricultura e produção biológica, com o objectivo de apoiar um crescimento sustentável deste modo de produção através de medidas e acções adequadas às exigências da oferta e da procura actuais, “é uma aspiração dos operadores que se dedicam a esta actividade e constitui um dos objectivos principais do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, convergindo para objectivos da estratégia Europa 2020 e da Política Agrícola Comum (PAC), no âmbito da política de qualidade dos produtos agrícolas e géneros alimentícios”, pode ler-se no início do questionário online.

O Grupo de Trabalho criado pelo Despacho nº 7665/2016 de 9 de Junho de 2016, com o objectivo de elaborar a Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica e pôr em execução um Plano de Acção para a produção e promoção de produtos biológicos, pretende com a presente consulta pública anónima, ampliar a discussão sobre o assunto, permitindo que os cidadãos e partes interessadas, participem na formulação e definição deste propósito, através de um instrumento de apoio e recolha de opiniões sobre importância um conjunto de questões identificadas, cujo o tempo médio de resposta é de 15 minutos.

Beira Interior e Alentejo lideram agricultura biológica

A superfície cultivada em agricultura biológica no País tem vindo a crescer de forma sustentada, representando actualmente 239.864 hectares e 7% da Superfície Agrícola Utilizada (SAL) do continente, sendo na Beira Interior e no Alentejo que se localiza cerca de 82% daquela superfície, destinada maioritariamente a pastagens e forragens para alimentar o efectivo pecuário. Apenas 20% é destinada à produção de bens alimentares dirigidos ao consumo alimentar directo ou para transformação. Os produtores pecuários biológicos produzem maioritariamente bovinos e ovinos, refere a nota do Ministério da Agricultura.

No ano de 2015 o número de produtores biológicos atingiu um total de 3.837, os processadores e transformadores eram 304 operadores e registaram um crescimento apreciável. Existem 14 organizações de agricultores representando 1.480 agricultores em agricultura biológica. A larga maioria das associações dispõe de técnicos, adianta a mesma nota.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.