A 3.ª Edição da Regata Odiana cumpre-se entre os dias 15 e 17 de Novembro de 2019, na Barragem do Pedrogão, em Moura, no Alentejo.
A principal atracção do evento é a Prova de Skiff (1 Remador) – Longa Distância (16 Km), onde participam alguns atletas de referência do remo (nacionais e internacionais), como Pedro Fraga, Nuno Mendes, Joana Branco, Diana Dymchenko, Bartłomiej Gasparski, Dariusz Sojka, William Woods, entre outros.
“Após os sucessos dos anos anteriores e a expansão em 2018, a Regata Odiana continua a crescer e a inovar”, refere fonte institucional da autarquia de Moura, presidida por Álvaro Azedo.
Aposta no desporto escolar e inclusivo
Nesta 3.ª edição, a organização aposta no desporto escolar e inclusivo, com a Regata ‘Odiana Kids’ para os mais novos e “Baptismos de Remo” no Rio Guadiana para os jovens de Serpa, Moura e Vidigueira e para pessoas com deficiência ou limitações.
Ainda na vertente de desporto escolar, realiza-se uma Prova de Remo Indoor entre as Escolas da região. Para além da “Conferência H2O” (sobre “Sustentabilidade e Diferenciação no Turismo”) e da ‘Gala Odiana’, o programa conta ainda com “Degustação de Produtos Regionais”, “Visita ao Centro Histórico de Moura”, entre outras actividades.
Organização
O evento é organizado pelo Grupo União Safarense (GUS), com produção pela VNautica, em parceria com as Câmaras Municipais de Moura, Serpa e Vidigueira e com a Nelo Rowing. Conta ainda com o apoio da Turismo do Alentejo, Federação Portuguesa de Remo, da Associação de Remo do Sul e Ilhas, da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração e da EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva.
Agricultura e Mar Actual