Início / Agenda / 14 produtores de viticultura regenerativa reúnem-se em Lisboa

14 produtores de viticultura regenerativa reúnem-se em Lisboa

São 14 os produtores de viticultura regenerativa que se vão reunir em Lisboa, no próximo dia 7 de Abril de 2025, na Sala Ogival da ViniPortugal, em Lisboa. Um evento em que se vai falar de um tema, premente, mas bastante desconhecido e onde será apresentada a 2ª edição do Regenerative Wine Fest (RWF), assim como serão dados a provar os seus vinhos (um por cada produtor).

“A prática da viticultura regenerativa em Portugal é muito recente. Um tema muito premente, mas bastante desconhecido: mesmo no seio do sector, mas também nos media e na comunidade enófila. Para o colmatar, é importante apostar na literacia, através da promoção de sessões de esclarecimento e de eventos com uma componente prática e informal. Só com conhecimento podemos, todos, contribuir e ajudar para um ecossistema em equilíbrio”, refere uma nota de agenda da organização.

Foi com este objectivo que Luís Serrano Mira e Renato Neves – proprietário e director de viticultura e enólogo da Herdade das Servas, respectivamente – idealizaram e promoveram, em Setembro de 2024, a 1ª edição do Regenerative Wine Fest. Teve como palco a Herdade das Servas, em Estremoz, local onde regressa para uma 2ª edição, a 31 de Maio de 2025 (sábado), onde este ano a tónica da agricultura regenerativa vai reflectir-se também na oferta gastronómica, disponível ao longo do dia.

De 8 produtores fundadores, o evento passa a 14 nesta 2ª edição, que, para além da presença no RWF 2025, decidiram reunir-se, em Lisboa, para falarem sobre o tema, de forma clara e objectiva, apresentarem o programa do evento de Maio, contando também com a expertise de Edgardo Pacheco, jornalista e curador do evento, e de Georgete Félix, investigadora do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, num momento de literacia, finalizado com uma prova “livre” de 14 vinhos.

Regenerative Wine Fest 2025

São membros fundadores do Regenerative Wine Fest 2025: Herdade das Servas – Serrano Mira (Alentejo), Adega Mayor (Alentejo), Família Nicolau Wines (Lisboa), Paulo Coutinho (Douro), Quinta da Covela – Lima & Smith (Vinhos Verdes), Reynolds Wine Growers (Alentejo), Tapada de Coelheiros (Alentejo) e Vale dos Ares (Vinhos Verdes).

Quanto aos novos membros são: Herdade dos Grous (Alentejo), Folias de Baco (Douro), Monte da Raposinha (Alentejo), ODE Winery (Tejo), Pupa Vinhos (Alentejo) e Quinta da Costa do Pinhão (Douro).

O Regenerative Wine Fest serve para promover a literacia sobre as práticas agrícolas neste contexto, falar-se sobre a forma como estas podem originar vinhos únicos e, simultaneamente, ajudar a salvar os ecossistemas onde coexistimos com os outros seres vivos. O RWF é uma “semente” no calendário enófilo, mas também de eventos de boas práticas agrícolas, reforçando o papel de produtores que apostam na excelência e nas inovações que estão a transformar a viticultura contemporânea, com vista a uma produção vitivinícola sustentável de A a Z.

Saiba mais aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

DGAV leva sessão de esclarecimento sobre Scirtothrips aurantii e Scirtothrips dorsalis à CCDR Algarve

Partilhar              A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária promove uma “Sessão de Esclarecimento – Scirtothrips …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.