Início / Agricultura / Zona demarcada do insecto do Citrus Greening tem mapa actualizado

Zona demarcada do insecto do Citrus Greening tem mapa actualizado

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária actualizou o mapa bem como a lista de freguesias que integram total ou parcialmente a zona demarcada respeitante a Trioza erytreae, o insecto vector da doença de Citrus Greening.

Relembre-se que a DGAV tinha já divulgado o Plano de Contingência para controlo dos agentes causais da doença de Citrus Greening. O Plano tem como objectivo estabelecer procedimentos com vista a garantir uma rápida e eficaz resposta em caso de detecção da doença de Citrus Greening em Portugal e controlo dos insectos vectores.

São objectivos primordiais deste Plano de Contingência, o reforço da prospecção dos vectores tidos como inexistentes em todo o território e de Trioza erytreae nas zonas livres, a detecção precoce da doença à escala nacional, quer em plantas hospedeiras, quer nos exemplares de Trioza erytreae ou outros vectores capturados, e a definição das medidas fitossanitárias a aplicar com vista à erradicação da doença em caso da sua detecção.

Pode consultar o Plano de Contingência aqui.

Uma das mais graves doenças dos citrinos

A doença vulgarmente conhecida como Huanglongbing (HLB), ou ainda por Citrus Greening, é uma das mais graves e destrutivas doenças dos citrinos, responsável por sérias quebras de produção em inúmeros países dos continentes africano, asiático e, mais recentemente, também no continente americano. Trata-se de uma doença fatal, para a qual não existe actualmente cura, e, uma vez a planta infectada, produz frutos amargos, rijos, disformes, incomestíveis, acabando por morrer poucos anos após a infecção, refere o Plano.

Ver também:

DGAV divulga Plano de Contingência para controlo da doença de Citrus Greening

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Garland Logistics obtém Certificação IFS Logistics para armazenamento e transporte de bens alimentares

Partilhar              A Garland Logistics, empresa de logística do Grupo Garland, obteve a exigente certificação pelo Standard …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.