Início / Agricultura / XII Concurso de Vinhos do Algarve. Já conhece os vencedores?

XII Concurso de Vinhos do Algarve. Já conhece os vencedores?

A cerimónia de entrega dos prémios do XII Concurso de Vinhos do Algarve teve lugar no dia 12 de Julho, no Centro Cultural de Lagos, tendo a CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve homenageado os produtores medalhados no concurso realizado no dia 9 de Junho.

O evento teve o apoio do Município de Lagos e da Associação de Escanções de Portugal.

33 medalhas

Após a avaliação de 111 vinhos de 24 produtores, o júri atribuiu um total de 33 medalhas, das quais 1 Grande Medalha de Ouro, 12 de Ouro e 20 de Prata.

A Grande Medalha de Ouro foi entregue ao “Vida Nova Reserva IGP Algarve Tinto 2015”, da Adega do Cantor – Sociedade de Vitivinicultura, do cantor Cliff Richard’s.

Os vinhos Borges da Silva IGP Algarve Tinto 2015 (Agrolares) e Lacóbriga IGP Algarve Branco 2017 (Soc. Agr. Herdade dos Seromenhos), ambos produzidos em Lagos, receberam o galardão de prata.

A cerimónia de entrega dos prémios contou com a presença do presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Bernardo Gouvêa, que integrou o painel responsável pela entrega dos troféus, composto pelo secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, José Arruda, o Director Regional da Agricultura e Pescas do Algarve, Pedro Monteiro, e a presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, Sara Silva.

O evento contou ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos.

Prémio homenagem “Vinhos do Algarve”

A XII edição do Concurso teve como novidade a criação do prémio homenagem “Vinhos do Algarve”, pretendendo a CVA distinguir pessoas singulares ou colectivas cujo trabalho tenha contribuído para a divulgação dos vinhos da região.

Este ano foi distinguido Hermínio Rebelo, antigo chefe de câmara de provadores da CVA e Escanção-Mor da Confraria dos Enófilos e Gastronomia do Algarve.

Sara Silva, presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, faz um balanço positivo da edição 2019 do Concurso de Vinhos da Algarve afirmando que “este ano tivemos um aumento do número de amostras na ordem dos 30%, o que revela uma trajectória bastante positiva do concurso. De salientar também as boas referências emitidas pelos jurados da AEP, relativamente à evolução e qualidade dos Vinhos do Algarve. Pretendemos melhorar o Concurso ano após ano, pelo que estamos já a preparar a próxima edição”.

Consulte a lista completa de premiados aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

António Ventura: “consumo de alimentos seguros e saudáveis é prioridade do Governo dos Açores”

Partilhar              O secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, frisou hoje, 18 de Julho, na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.