Início / Mar / Ambiente / WWF lança plataforma Ocean Witness com vídeo de pescador de Peniche

WWF lança plataforma Ocean Witness com vídeo de pescador de Peniche

A WWF – World Wildlife Fund lançou a nova plataforma Ocean Witness – Testemunha dos Oceanos. Esta pretende amplificar as vozes pelos oceanos, dos que “dele dependem para viver e que são afectados pelas mudanças que aí acontecem, constituindo uma comunidade global que reúna organizações e pessoas que dependem dos oceanos”, refere fonte da associação ambientalista.

A primeira curta-metragem apresentada no contexto desta plataforma retrata a realidade de Emanuel Henriques, um pescador português da zona de Peniche, que mantêm a sua actividade piscatória na Reserva Natural das Berlengas (vídeo aqui).

Emanuel tornou-se a primeira Testemunha dos Oceanos – Ocean Witness, partilhando a sua história, as mudanças a que tem assistido nos oceanos, que impacto têm no seu dia-a-dia e o que tem feito para mudar as coisas para melhor, praticando uma pesca mais selectiva, optando por não pescar peixes juvenis e trazendo todo o lixo que encontra no mar para terra.

“As coisas mais importantes para mim são a minha mulher e as minhas filhas, mas o oceano completa todo o resto”, diz Emanuel no filme.

Com pescadores de Peniche

Esta curta-metragem vem reforçar o trabalho que a WWF tem desenvolvido com os pescadores locais nesta região de Peniche promovendo a metodologia da co-gestão como uma solução para a sustentabilidade da pesca.

A WWF vai lançar até final do ano o primeiro comité de co-gestão – para a apanha do percebe na Reserva Natural das Berlengas – em Portugal envolvendo pescadores como Emanuel e vários stakeholders locais e nacionais para que as decisões sobre determinada pescaria sejam partilhadas e compreendidas por todos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Estremoz recebe congresso internacional sobre a viticultura romana e inovação

Partilhar              O congresso internacional “Criando narrativas para a viticultura romana: Arqueologia, património, inovação e transferência de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.