A Windpassenger volta a trazer aos céus nacionais alguns dos maiores balões do Mundo em dois grandes eventos. Na Beira Baixa e no Ribatejo. Em Novembro, mês em que se celebra o balonismo em Portugal.
“Depois de vários cancelamentos em 2020 e 2021, devido à pandemia, decidimos organizar finalmente estes eventos em Novembro, para não falhar a tradição que tem aproximado a arte do balonismo aos milhares de portugueses que nos visitam ano após ano”, afirma Guido dos Santos, fundador e piloto da Windpassenger.
O primeiro evento “Voar na Beira Baixa”, organizado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, com direcção técnica da Windpassenger e apoio da Cepsa Gás e Renascença, decorre de 3 a 7 de Novembro.
Durante estes dias, salvo se as condições climatéricas não o permitirem, irão realizar-se nos municípios de Oleiros, Proença-a-Nova, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, voos livres de balões de ar quente,¬ com várias descolagens em simultâneo, incluindo o balão “Beira Baixa”, a “Mota” (o maior balão de forma especial do mundo) ou um barco voador de piratas. Para quem prefere ficar em terra, poderá aproveitar o passeio BTT ou a caminhada urbana. Conheça o programa completo das actividades do evento aqui.
Festival Internacional de Balonismo de Coruche
Poucos dias depois, entre 9 e 14 de Novembro, aterra na vila ribatejana a quarta edição do Flutuar by Cepsa – Festival Internacional de Balonismo de Coruche. Conheça o programa completo das actividades do evento aqui.
Pelos céus, serão vistos entre 15 e 20 balões incluindo o maior balão de ar quente do Mundo a voar comercialmente com passageiros, com capacidade para 34 pessoas. Há voos de balão todos os dias com compra de bilhetes antecipada, ao início da manhã e ao final da tarde, e baptismos de voo em balões estáticos, que permitem viver a experiência gratuitamente.
Durante o fim-de-semana, a agenda será reforçada com actividades para todos os gostos e idades, desde jogos tradicionais portugueses a caminhadas com provas de vinhos locais, a concentração de clássicos, espectáculos com bandas musicais ou o já famoso espectáculo de luz e música electrónica “Night Glow”, com DJ pela noite dentro.
E como nenhuma festa fica completa sem boa comida e bebida, o festival irá acolher um mercado de artesanato e produtos locais, Street Food Fest e Gastronomia Tradicional de Coruche nos restaurantes locais, onde poderão ser degustados alguns dos melhores pratos da gastronomia do Ribatejo.
Agricultura e Mar Actual