Início / Agenda / Votações abertas para eleger a Árvore Portuguesa do Ano 2021. Escolha aqui a sua

Votações abertas para eleger a Árvore Portuguesa do Ano 2021. Escolha aqui a sua

Já pode votar para eleger a árvore que representará Portugal na edição europeia do Tree of the Year 2021. Até ao dia 23 de Novembro todos podem escolher a sua árvore favorita através de um sistema de votação online, aqui.

“As árvores portuguesas são motivo de orgulho deste concurso nas edições anteriores, contámos com um 1º lugar em 2018 com o “Sobreiro Assobiador”, um 3º lugar na edição de 2019 com a “Azinheira Secular do Monte do Barbeiro” e o ano passado, em 2020 o “Castanheiro de Vales” trouxe o 6º lugar para Portugal”, realça uma nota de imprensa da UNAC – União da Floresta Mediterrânica.

Este ano, o júri constituído por António Bagão Félix (autor do livro Trinta árvores), Rui Queirós (ICNF – processos de classificação de Arvoredo de interesse público) e António Gonçalves Ferreira (presidente da direcção da UNAC), seleccionou, entre as 34 candidaturas recebidas, 10 árvores portuguesas que estão agora para votação online.

Este período de votação online decorrerá entre os dias 30 de Outubro e 23 de Novembro, até às 23h59. O anúncio do vencedor será no dia 26 de Novembro 2020.

Destacar a importância das árvores 

A essência deste concurso dinâmico é destacar a importância das árvores na herança cultural e ambiental da Europa, e também dinamizar a ligação da sociedade às árvores que, quer isoladas nos espaços urbanos, quer em conjunto nos jardins e espaços florestais, promovem outras funções como a conservação do solo, o sequestro de carbono e a regulação do ciclo da água, bem como a produção sustentável de bens necessários a todos: madeira, cortiça, papel, produtos cárnicos, cogumelos, frutos secos, plantas aromáticas e medicinais.

Pode ver as histórias das dez árvores a concurso e votar aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.