Início / Economia / Volume de negócios nos serviços diminui 12,1% em Outubro de 2020

Volume de negócios nos serviços diminui 12,1% em Outubro de 2020

O índice de volume de negócios nos serviços apresentou uma variação homóloga nominal de menos 12,1% em Outubro de 2020 (-12,5% no mês precedente), revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário, apresentaram variações homólogas de -8,1%, -6,1% e -12,9%, respectivamente (-8,0%, -4,7% e -10,1% em Setembro, pela mesma ordem).

Segundo o INE, o índice de volume de negócios nos serviços registou uma variação homóloga de -12,1% em Outubro, mais 0,4 pontos percentuais (p.p.) que no mês anterior. Os dados não ajustados de sazonalidade e de efeitos de calendário passaram de uma variação de -11,9% em Setembro para -15,5% no mês em análise.

As secções que mais se destacaram para a variação do índice total foram:

  • Os transportes e armazenagem, que apresentaram o maior contributo, -4,0 p.p., em resultado da diminuição homóloga de 28,3% (-24,5% em Setembro). O desempenho dos transportes aéreos voltou a ter o impacto mais negativo neste agregado, com uma variação homóloga de -71,2% em Outubro, inferior em 4,6 p.p. à taxa observada no mês anterior, invertendo assim a tendência de recuperação observada nos três meses anteriores;
  • O alojamento, restauração e similares, com um contributo de -3,9 p.p., foi a segunda secção que mais influenciou o resultado agregado. Este contributo resultou da variação de -40,0% (-38,8% em Setembro). Refira-se que o alojamento passou de uma taxa de variação de -64,5% em Setembro para -68,9% em Outubro. Já a restauração e similares contraiu 29,5% no período em análise (-29,1% em Setembro);
  • O comércio por grosso; comércio e reparação de veículos automóveis e motociclos, diminuiu 3,8% (-5,0% em Setembro), mantendo a tendência de recuperação registada desde Maio. Note-se que o Comércio por grosso apresentou uma variação homóloga de -3,9%, taxa superior em 2,0 p.p. ao mês precedente;
  • As actividades de informação e comunicação continuaram a ser a única secção a apresentar um contributo positivo (0,5 p.p.), passando de um aumento homólogo de 7,6% em Setembro para 7,8% em Outubro.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.