Início / Empresas / Vodafone e Ericsson apresentam resultados do POC 5G no Porto de Aveiro

Vodafone e Ericsson apresentam resultados do POC 5G no Porto de Aveiro

Os resultados do projecto piloto 5G desenvolvido no Porto de Aveiro pela Vodafone e Ericsson, com a participação do operador portuário PTM – Ibérica e que estava em funcionamento desde Novembro de 2022 já foram apresentados.

Recorda uma nota de imprensa do Porto de Aveiro que este projecto tinha como objectivo ajudar no planeamento, monitorização e gestão da carga, em tempo real, recorrendo à rede móvel privada 5G da Vodafone, através de soluções de replicação digital, bem como de aplicações e dispositivos de realidade aumentada/virtual, auxiliados por câmaras de alta-definição, tablets e óculos VR, permitindo ganhos de eficiência ao nível económico e ambiental.

Dos resultados analisados, o Porto de Aveiro destaca os seguintes, tendo em conta o cenário base versus o cenário POC – proof of concept:

  • Aumento de 10% no número de itens descarregados por hora;
  • Redução, em 10%, do tempo que demora a descarregar cada navio;
  • Redução, em 8%, do tempo necessário para a utilização da empilhadora;
  • Redução, para um terço, do tempo necessário para registar dados do frete do navio na base de dados;
  • Um reforço de 50% do número de dados carregados na base, com possibilidade de colocar nova informação – como localização, orientação de posição, empilhamento e estado dos fretes, para acelerar as operações.

De realçar que a instalação de uma infra-estrutura dedicada permitirá ao Porto de Aveiro e aos seus operadores logísticos usufruírem de uma rede 5G privada, abrindo caminho a novos projectos e a uma maior integração de várias tecnologias e desenvolvimento de novas aplicações, realça a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.