Início / Agenda / VitiVino 2022. Simpósio de Viticultura ainda tem inscrições abertas com desconto

VitiVino 2022. Simpósio de Viticultura ainda tem inscrições abertas com desconto

As inscrições para o VitiVino 2022 continuam abertas. Este evento, organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e a Sociedade das Ciências Agrárias de Portugal (SCAP), decorre a 23 e 24 de Novembro de 2022 no Cineteatro São João, em Palmela, reunindo investigadores, técnicos e empresários num contributo para a melhoria da vitivinicultura com mais ciência, mais conhecimento e mais inovação.

O VitiVino 2022 agrega o II Simpósio de Viticultura e o IV Colóquio Vitivinícola da APH e conta com a parceria da Associação de Viticultores do Concelho de Palmela (AVIPE), da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

A organização pretende neste evento “promover o intercâmbio de informação entre investigadores, técnicos e agentes do sector, através da divulgação dos avanços científicos em áreas chave da vitivinicultura, a fim de se apontarem futuras linhas de investigação que ajudem a colmatar os desafios da sanidade, dos recursos genéticos e das alterações climáticas, sempre na óptica da sustentabilidade da cultura da vinha”.

O programa do VitiVino 2022 é composto por quatro sessões técnico-científicas: ‘Castas e Ambiente’, ‘Zonagem Vitícola e Alterações Climáticas’ e ‘Digitalização e Mecanização na Viticultura’; uma visita técnica e uma mesa-redonda sobre ‘O Mercado e os Desafios Globais”.

Segundo a organização, o sector vitivinícola português tem revelado uma boa dinâmica, produzindo vinhos com uma boa relação qualidade preço. Contudo, cada região precisa olhar de uma forma diferente para as várias componentes da viticultura, desde as castas, pragas e doenças, mecanização, mão-de-obra, até à valorização e comercialização do produto final, seja ele o vinho ou as uvas.

E adianta que existem oportunidades de valorização de modos de produção ambientalmente mais sustentáveis e de aproveitamento da notoriedade do vinho do Porto para os outros vinhos. Para tal é necessária uma aposta forte na investigação e inovação, e as consequentes melhorias na informação, na adopção das inovações pelos agentes económicos e na governação das partes interessadas. É num contributo para a melhoria da vitivinicultura, com mais ciência, mais conhecimento e mais inovação, que é lançado o VitiVino 2022.

Mais informações, submissão de trabalhos técnico-científicos e inscrições, aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Syngenta amplia centros de inovação de sementes hortícolas em Almeria e Múrcia

Partilhar              A Syngenta inaugurou hoje, 17 de Fevereiro, as instalações renovadas dos seus centros de I+D …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.