Início / Featured / Visitas à Ilha da Berlenga só depois de pagar taxa de 3 euros. A partir de 1 de Junho

Visitas à Ilha da Berlenga só depois de pagar taxa de 3 euros. A partir de 1 de Junho

O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas informa que, com vista a garantir a preservação da Reserva Natural das Berlengas, a partir de 1 Junho de 2022 será necessário obter permissão de acesso à área terrestre da Ilha da Berlenga. A licença poderá ser obtida na plataforma BerlengasPass (aqui), bem como o pagamento da taxa de acesso e permanência na ilha. A taxa tem um valor de 3 euros por dia e por pessoa.

Os visitantes maiores de 6 anos e menores de 18 anos e os visitantes a partir de 65 anos pagam 50% do valor da taxa, ou seja, 1,5 euros.

Explica o ICNF que “a capacidade de carga humana da Reserva Natural das Berlengas foi fixada até ao limite máximo de 550 pessoas em simultâneo, não incluindo agentes da autoridade no âmbito de intervenções relativas à segurança pública e outros”.

A medida surge no âmbito da Portaria n.º 19/2022 de 5 de Janeiro, assinada pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, que fixa o valor da taxa devida pelo acesso à área terrestre da Ilha da Berlenga.

O pagamento da taxa é efectuado no momento do registo prévio para o acesso e a permanência na Ilha da Berlenga.

Berlengas

A cerca de 10 km da costa de Peniche encontramos o Arquipélago das Berlengas, constituído pela a Ilha da Berlenga, as Estelas e os Farilhões-Forcadas.

O arquipélago faz parte da Reserva Natural das Berlengas, área protegida criada em 1981 para protecção dos valores naturais do arquipélago e da área marinha circundante, permitindo o desenvolvimento sustentado das actividades económicas, refere o ICNF.

A geologia dos vários ilhéus não é toda igual, sendo possível dividi-los em 2 grupos distintos: um constituído pela ilha da Berlenga, ilhéus circundantes e as Estelas, caracterizado por granito rosa, rocha ígnea, e outro pelo grupo dos Farilhões-Forcadas, constituído por rochas metamórficas.

A beleza natural da ilha da Berlenga vista a partir do mar é única, e em particular em torno da Ilha da Berlenga há formações de aspecto cénico bastante apelativo, como a gruta do Furado Grande, a cova do Sono, o arco da Tromba do Elefante, o vale da Quebrada, o Carreiro dos Cações ou a falésia Maldita.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.