Início / Agricultura / Vinhos do Tejo instituem Dia da Fernão Pires. Casta celebrada a 20 de Junho

Vinhos do Tejo instituem Dia da Fernão Pires. Casta celebrada a 20 de Junho

A Vinhos do Tejo institui e celebra o Dia da Fernão Pires. A casta será celebrada a 20 de Junho. A primeira edição será assinalada com várias actividades abertas ao público e na sua maioria gratuitas.

Com terroirs diferentes e uma plasticidade evidente também na vinificação, o que permite criar estilos de vinho bastantes distintos, a Fernão Pires é, de forma assertiva e cada vez mais evidente, uma bandeira da região. O Tejo é, claramente, a região onde esta casta é rainha, mesmo sendo a variedade branca mais plantada em Portugal. Isto reflecte-se nos vinhos, estando presente na maioria dos brancos de blend e, sendo, cada vez mais, protagonista a solo, em monocastas, refere uma nota de imprensa da Vinhos do Tejo.

Para a consolidação deste “caminho, acarinhado pelos vários players da região e do sector, em muito tem contribuído o papel da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), apostada, desde 2018, em promover a casta Fernão Pires e o seu potencial”, refere a mesma nota.

Marca Campo do Tejo

O ano de 2023 traz duas grandes novidades: o lançamento de um cluster de vinhos de Fernão Pires com origem nas duas margens do Rio Tejo, sob a marca Campo do Tejo, endossada a cada referência pelo produtor que adira a esta iniciativa; e o Dia da Fernão Pires, assinalado a 20 de Junho.

“A escolha da data poderia ter por base vários factores, sendo que neste caso pesou o facto de ser o dia do município de Almeirim, concelho onde está plantada a maior mancha – não contígua e propriedade de vários agentes económicos – de Fernão Pires da região do Tejo: 30% de um total de cerca de 4.000 hectares de vinha desta casta”, afirma Luís de Castro, presidente da CVR Tejo.

O Dia da Fernão Pires vai ser celebrado com um recheado programa de actividades, que, embora mais centrado em Almeirim, abarca todos os agentes económicos que tenham vinhos monocasta, com os mesmo à prova, nas suas “casas”, que vão estar de portas abertas, ou ao longos do dia.

Fernão Pires do Tejo à prova em dia de “Portas Abertas”

Sendo produtores de vinhos com Fernão Pires em estreme, são vários os produtores de Vinhos do Tejo que, de Norte a Sul, este a oeste da região, vão ter as suas adegas de portas abertas, para receber enófilos e curiosos, promovendo assim a descoberta da casta, da vinha ao vinho.

Com um horário de manhã (11h00) e outro de tarde (15h00), o convite é para uma visita e prova gratuitas. A lista de produtores vai ser conhecida e divulgada mais perto da data, sendo anunciada – e actualizada – no site dos Vinhos do Tejo, aqui.

As lojas da Rota dos Vinhos do Tejo – situada, fisicamente, em Almeirim e aberta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e, on-line, aqui, vão dar destaque aos monovarietais de Fernão Pires que, neste dia, vão poder ser comprados com um desconto de 10%. Lançados oficialmente neste dia, os vinhos Campo do Tejo Fernão Pires vão ser vendidos a solo ou em trilogia, sendo que, neste caso, a oferta é de um tote bag. Este saco com branding Fernão Pires e Campo do Tejo vão passar a estar à venda neste e em outros dias.

Happy Hour

E entre as 18h00 e as 21h00, quem rumar ao Jardim da Biblioteca, núcleo principal da festa do município e onde há tasquinhas, vai poder provar monocastas de Fernão Pires do Tejo, ficando a conhecer a variada oferta, em número, e ecléctica em termos de estilo de vinho. A região produz Fernão Pires em frisante, pet nat, espumante, vinhos branco, curtimenta, colheita tardia e abafado.

Por outro lado, sob o mote “Fernão Pires do Tejo: a prova do tempo”, os Vinhos do Tejo vão promover uma prova didáctica, com o intuito de mostrar não só vinho do passado e do presente, mas que o tempo nos tem mostrado que a aposta nesta casta foi um investimento certeiro, com os produtores a lançarem a cada ano novas referências de Fernão Pires em estreme.

São, neste memento, mais de cinquenta os Fernão Pires do Tejo. Esta prova vai ter lugar, às 18h00, na Quinta do Casal Branco, sendo restrita a 25 participantes, mediante inscrição no valor de €20,00, feitos directamente junto da CVR Tejo, através dos contactos: 966 205 783 ou p.mateiro@cvrtejo.pt (Patrícia Costa Mateiro).

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confederação das micro e pequenas empresas: redução do IRC visa “essencialmente as grandes empresas”

Partilhar              A CPPME — Confederação Portuguesa de Micro, Pequenas e Médias Empresas considera que “a redução …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.