Início / Agenda / Vinhos do Alentejo vão a Lisboa e levam Vinho de Talha ao Sommelier Wine Market

Vinhos do Alentejo vão a Lisboa e levam Vinho de Talha ao Sommelier Wine Market

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) vai marcar, pela primeira vez, presença no Sommelier Wine Market – Summer Edition – no próximo dia 27 de Maio, no Espaço Amoreiras, em Lisboa. Esta é a edição de Verão deste já conhecido mercado de vinhos, onde a CVRA estará a promover aquele que é um produto único em Portugal, o Vinho da Talha.

Num local dedicado a provas de vinhos, workshops intitulados wine storytelling, a CVRA apresenta o espaço Vinhos do Alentejo onde oferece provas permanentes de Vinhos de Talha DOC Alentejo. Para além disso, e com o objectivo de partilhar esta tradição que o Alentejo nunca perdeu, Domingos Soares Franco, enólogo e vice-presidente da José Maria da Fonseca, falará sobre os Vinhos de Talha do Alentejo, tecnologia implementada na região pelos romanos, num momento de wine storytelling entre as 16 e as 17 horas.

Em Portugal, o Alentejo tem sido o grande guardião dos vinhos de talha, tendo sabido preservar até aos dias de hoje este processo de vinificação desenvolvido pelos romanos. Ao longo dos tempos, a técnica de fazer vinho em talhas foi sendo passada de geração em geração, de forma quase imutável. Ainda assim, não existe apenas uma maneira de fazer vinho em talhas, variando ligeiramente consoante a tradição local.

Não existe apenas uma forma de fazer o vinho de talha. A maneira mais clássica de elaboração do vinho de talha, tal como o ilustre agrónomo António Augusto de Aguiar deixou registado em 1876, não passa por prensa nem lagares fechados, servindo muitas vezes o próprio pavimento das adegas para a pisa e esmagamento da uva. As adegas, muitas vezes com arcos altos, têm janelas grandes por onde a uva é descarregada directamente para o pavimento que é lajeado e esconso para o centro de forma a que o mosto siga, deslizando, para uma cisterna ou talha enterrada.

Conhecer a cultura do vinho alentejano

Esta pretende ser experiência diferente, onde os presentes ficarão a conhecer a cultura do vinho alentejano, que tem ao longo dos anos passado de geração para geração. Desta vez, vai a Lisboa e estão todos convidados a conhecer esta história com mais de 2 mil anos.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano. É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. A sua actividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Economia do Mar no centro do estreitamento de relações entre Portugal e São Tomé e Príncipe

Partilhar              O ministro da Economia e do Mar de Portugal, António Silva Costa, reuniu-se ontem, 30 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.