Vinhos do Alentejo vão a Espanha mostrar enoturismo na FITUR 2018

Os Vinhos do Alentejo através da Rota dos Vinhos marcam presença na 38º edição da FITUR, a feira de turismo mais importante da Península Ibérica, que terá lugar em Madrid, entre os dias 17 e 21 de Janeiro.

Esta participação resulta de uma colaboração conjunta entre a CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, a ARPTA – Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e unidades de enoturismo do Alentejo, contando com o apoio da Turismo de Portugal, sendo o objectivo principal a afirmação do Alentejo enquanto destino enoturístico internacional de excelência.

À semelhança do ano passado, a Fitur contará com uma área dedicada ao enoturismo, sendo a edição de 2018 mais abrangente, a nível internacional: “Wine Tourism Around the World”, onde o Alentejo, presente num stand de mais de 300m2, será em 2018 o Destino Enoturístico Internacional Convidado da Fitur.

Reforçar o enoturismo alentejano

O objectivo central da presença será o aproveitamento do interesse dos potenciais visitantes e turistas nacionais e estrangeiros para a temática vitivinícola e enoturística da região Alentejo, procurando interessá-los também por outros aspectos da realidade cultural e turística regional, como o seu património arquitectónico, o artesanato, a animação turística e cultural, a gastronomia, o seu povo e as suas gentes.

Durante o certame, no dia 18 de Janeiro, realizar-se-á ainda a Conferencia internacional intitulada: ‘El Futuro del EnoTurismo. Marcas Destino. Casos de Éxito’, onde serão discutidos temas relacionados com enoturismo e casos de êxito. Francisco Mateus, Presidente da CVRA, será um dos oradores convidados que apresentará o caso de êxito “Rota dos Vinhos do Alentejo”.

Principal feira de turismo ibérica

Para o presidente da CVRA, Francisco Mateus, “é com enorme satisfação que vamos integrar aquela que é mais uma das mais importantes feiras de turismo. Ao longo de 2017, o Alentejo recebeu inúmeras distinções, nacionais e internacionais, que vieram consolidar a sua posição enquanto destino de eleição para enoturismo. A presenta na Fitur permitir-nos-á chegar a ainda mais pessoas e a reafirmação dos Vinhos do Alentejo”.

As unidades de enoturismo presentes serão: Adega Mayor, Casa Agrícola Alexandre Relvas, Herdade das Cortiçadas, João Portugal Ramos Vinhos, Monte da Ravasqueira, Quinta do Quetzal – Family Estate e Torre de Palma Wine Hotel.

Diz fonte da CVRA que se trata de uma “oferta bastante diversificada, sólida e integrada, o que levou a organização do certame a considerar que a presença Alentejo é a que tem maior sentido da sua presença numa Feira como a Fitur, pelo que o slogan/mensagem que a organização irá comunicar com bastante ênfase será: ‘Destino EnoTurístico Internacional invitado: Alentejo (Portugal)”.

A FITUR

Ao longo destes 38 anos de existência tornou-se a mais importante feira de turismo a nível europeu. Este é o ponto de encontro para profissionais do turismo que vêm de todo o mundo à procura de parceiros para celebrar contratos e acordos de cooperação entre empresas do sector do turismo.

Durante a edição de 2017, foram atingidos recordes de participação na FITUR, com 9.893 empresas expositoras, 135.838 visitas de profissionais e 109.134 visitas de público em geral.

Mais informações sobre a feira e programação aqui.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. A sua actividade é financiada através da venda dos selos de certificação que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Organizações ambientalistas entregam contributo no âmbito da consulta pública da proposta de Plano Nacional de Restauro da Natureza

Partilhar              São nove as organizações não governamentais de ambiente (GEOTA, FAPAS, LPN, Quercus, SPEA, WWF Portugal, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.