Início / Agricultura / Vinhos da Península de Setúbal celebram 20 anos de prémios

Vinhos da Península de Setúbal celebram 20 anos de prémios

A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), entidade responsável pela certificação dos vinhos da região, promove anualmente um concurso que premeia os ‘Melhores Vinhos da Região’. No ano de celebração do vigésimo aniversário dos prémios, e devido à pandemia por Covid-19, a Comissão Vitivinícola decidiu comunicar os 52 premiados através dos canais digitais.

De entre os 171 vinhos avaliados, de 21 produtores da Península de Setúbal, emergiram 52 medalhas – 17 de Ouro e 35 de Prata. Destaque para os vinhos mais pontuados do concurso (‘Os Melhores’), a Casa Ermelinda Freitas viu premiados dois dos seus vinhos: o Moscatel Roxo de Setúbal Casa Ermelinda Freitas Superior 2010, que recebeu duas distinções “O Melhor Vinho” a Concurso e “O Melhor Vinho Generoso” e o Dona Ermelinda Reserva 2018 que foi premiado como “O Melhor Vinho Branco”.

A José Maria da Fonseca arrecadou a distinção de “O Melhor Vinho Rosado” com o Domingos Soares Franco Colecção Privada Roxo 2019. O “Melhor Vinho Tinto” foi atribuído ao Bacalhôa Syrah 2017, da Bacalhôa Vinhos de Portugal.

20 anos de concurso

Para Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), “estes 20 anos de concurso são um marco que espelha a consolidação da região nos últimos anos. Temos vindo a registar um aumento continuo no volume de vinhos certificados da região, que de há quatro anos para cá tem sido acompanhado também dum aumento em valor, em paralelo com um aumento de produção e de quota de mercado, têm sido anos extraordinários para os Vinhos da Península de Setúbal! A celebração destes 20 anos não pôde, infelizmente, ser feita como gostaríamos, através da nossa gala anual de entrega de prémios, no entanto, não podíamos deixar de assinalar esta edição tão especial, convidando a uma visita á nossa região, a um aumento do conhecimento sobre os nossos vinhos, a nossa oferta enoturística e a maravilhosa gastronomia da Península de Setúbal”.

O júri foi composto por um diversificado leque profissionais ligados ao mundo dos vinhos e à sua análise sensorial em particular, que envolveu docentes de enologia, técnicos especialistas em análise sensorial das várias regiões vitivinícolas portuguesas, enólogos, escanções, jornalistas e membros do painel de prova da ASAE.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.