Início / Agenda / Vinhos da Madeira vão à Feira Essência do Vinho, no Porto

Vinhos da Madeira vão à Feira Essência do Vinho, no Porto

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) em articulação com as empresas do sector, marca presença em mais uma edição da Feira “Essência do Vinho”, que decorre de 25 a 28 de Fevereiro, no Palácio da Bolsa no Porto.

Neste evento, destinado a profissionais do sector e público em geral, que contará com a presença de cerca 350 produtores de vinho, nacionais e estrangeiros e onde estarão mais de 3.000 vinhos em prova, a Região Vitícola da Madeira estará representada com Vinhos DOP Madeira e Vinhos DOP Madeirense.

Durante o evento, estarão em prova Vinhos da Madeira de quatro empresas produtoras e exportadoras: Henriques & Henriques, Vinhos S.A., H. M. Borges, Succrs, Justino’s – Madeira Wines, e Vinhos Barbeito (Madeira), abrangendo mais de 20 referências.

Os Vinhos DOP Madeirense, estarão representados pelas empresas Octávio Ascensão, Seixal Wines e Paixão do Vinho, que darão a conhecer os seus vinhos entre brancos, tintos e rosés.

Prova comentada

No dia de abertura do evento, o Vinho Madeira estará em destaque através da realização de uma prova comentada, intitulada “Um tesouro Escondido: Vinhos Madeira com indicação de idade” que será conduzida pelo conceituado crítico de vinhos Rui Falcão e que contará com a participação da presidente do IVBAM, Paula Cabaço.

Esta iniciativa é direccionada exclusivamente para a imprensa e convidados, estando já confirmadas 40 presenças, entre Sommeliers, Críticos de Vinho e Wine Educators de mais de 10 países, entre Portugal, Estados Unidos, França, Inglaterra, Dinamarca, Polónia, Suíça, Holanda, Brasil, Honk Kong e Coreia. entre outros.

Ainda no âmbito da deslocação do IVBAM à cidade do Porto, será ministrada uma formação sobre Vinho Madeira, num dos principais hotéis desta cidade.

Em termos económicos, o consumo de Vinho Madeira em Portugal continental representou, em 2015, cerca de 607,3 mil euros, traduzindo-se em 67.549 litros, tendo-se verificado, um crescimento de 9% no valor em comparação com o ano de 2014.

No que se refere aos vinhos brancos, tintos e rosés da Madeira, a aposta em Portugal continental tem vindo a ser intensificada, originando curiosidade e procura, que começa a dar os seus frutos através da presença destes vinhos em restauração de topo e em algumas garrafeiras.

A participação nesta feira, que “será com certeza uma mais-valia e uma alavanca na promoção dos nossos vinhos neste mercado é co-financiada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional”, diz o Governo Regional da Madeira em comunicado.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Legislativas. PS promete plena implementação das medidas de discriminação positiva previstas no Estatuto da Agricultura Familiar

Partilhar               O Partido Socialista (PS) promete, se ganhar as eleições legislativas de 30 de Janeiro, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.