Início / Agricultura / Vinhos da José Maria da Fonseca recebem certificação de sustentabilidade Fair’n Green

Vinhos da José Maria da Fonseca recebem certificação de sustentabilidade Fair’n Green

Após a certificação do Periquita Reserva, um dos seus vinhos mais emblemáticos, a José Maria da Fonseca obtém agora a certificação de sustentabilidade Fair’n Green para todos os vinhos produzidos pela empresa da colheita de 2022. Esta certificação, que começou com um projecto entre produtores de vinho alemães em 2013, já certificou mais de 130 empresas em 9 países, sendo a José Maria da Fonseca o único produtor português a integrar esta lista de produtores de vinho de renome.

“Depois da certificação que alcançámos no ano passado com o Periquita Reserva, uma das nossas grandes referências, quisemos expandir a certificação de sustentabilidade Fair’n Green à totalidade do nosso portefólio. Se queremos continuar a preservar os recursos naturais, tal como fazemos há várias décadas, o caminho a percorrer teria de ser este. Estamos muito felizes com esta certificação, mas conscientes de que ela nos traz mais responsabilidades na adopção de práticas mais conscientes e amigas do ecossistema”, refere António Soares Franco, presidente da José Maria da Fonseca.

Sistema solar fotovoltaico

No âmbito das suas políticas e práticas sustentáveis, a José Maria da Fonseca apostou recentemente na instalação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo, na Quinta da Bassaqueira, em Vila Nogueira de Azeitão, que irá permitir a poupança energética de 38%. Este sistema irá também evitar a emissão de 250 toneladas de CO2 por ano, que equivalem a 55 hectares de floresta ou à retirada de 139 carros da estrada por ano, refere a produtora em nota de imprensa.

A aposta da José Maria da Fonseca em práticas ambientais “começou ainda antes do aparecimento das normas ambientais ISO 14001, das quais a José Maria da Fonseca foi a primeira certificada no sector. Ainda na área da Segurança Alimentar, a José Maria da Fonseca obteve a Certificação de Segurança Alimentar IFS Food com classificação máxima de 96,40% e a renovação da Certificação de Segurança Alimentar BRCGS Food com classificação máxima AA”, diz a mesma nota.

Ainda na vertente ambiental a José Maria da Fonseca “mantém práticas sustentáveis inovadoras como a redução de consumos de água, com objectivos e metas anuais, incluindo o tratamento e reutilização de todas as suas águas residuais. A empresa não faz descargas da sua Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) no meio hídrico desde 2007”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Mercadona baixa preços ao consumidor. Pão, massa e azeite incluídos

Partilhar              A Mercadona, empresa de supermercados de origem espanhola, realizou uma nova redução de preços no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.