Início / Agricultura / Vinho da Herdade das Servas distinguido pela Wine Enthusiast

Vinho da Herdade das Servas distinguido pela Wine Enthusiast

A Wine Enthusiast, revista norte-americana da especialidade, atribuiu 94 pontos a um dos vinhos tintos da família Serrano Mira, precisamente a última colheita do seu topo de gama, o “Herdade das Servas Vinhas Velhas”. Uma das referências vínicas que melhor reflecte o terroir de Estremoz, um Alentejo com frescura, acidez e elegância.

“A família Serrano Mira produz vinho desde 1667. O blend de quatro castas de vinhas velhas (Petit Verdot inclusive) é o testemunho deste legado: um vinho poderoso extremamente concentrado e carregado de cor. Apesar do alto grau de álcool, denota elegância e equilíbrio entre fruta madura, acidez e os taninos”, segundo Roger Voss, editor para Portugal da Wine Enthusiast.

As castas

Este vinho resulta do blend das castas Alicante Bouschet (45 por cento), Trincadeira (25 por cento), Touriga Nacional (25 por cento) e Petit Verdot ( inco por cento) – enxertadas pelo sistema de chip bud, de forma a preservar as raízes das Vinhas Velhas –, que depois de uma criteriosa selecção na vinha e na adega, foram desengaçadas e submetidas a maceração pré-fermentativa.

Depois de terminado o processo de vinificação, o vinho estagiou durante 18 meses em barricas de carvalho francês e americano, de primeiro e segundo anos, e, a posteriori, foi engarrafado e submetido ao repouso de doze meses na cave da Herdade das Servas.

Vinho límpido

Em prova é um vinho límpido, de cor vermelho granada profundo e denota aromas de ameixa, figo, chocolate negro e especiarias, com notas florais. É complexo, estruturado e volumoso, com tostados de barrica de carvalho e final persistente, revelando todo o potencial de envelhecimento.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Estremoz recebe congresso internacional sobre a viticultura romana e inovação

Partilhar              O congresso internacional “Criando narrativas para a viticultura romana: Arqueologia, património, inovação e transferência de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.