Início / Agricultura / Vinhais envia pedido de apoio ao Governo para produtores de castanha

Vinhais envia pedido de apoio ao Governo para produtores de castanha

A Câmara Municipal de Vinhais vai enviar ao Governo uma proposta que visa a aprovação imediata, por parte do Governo, de medidas compensatórias específicas para os produtores de castanha.

A autarquia de Vinhais foi pioneira no pedido deste apoio ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, tendo em vista a minimização dos prejuízos resultantes da seca extrema e prolongada que se fez sentir, em particular naquela região.

A proposta começou por ser apresentada passado dia 14 de Dezembro em reunião de Câmara e foi apresentada pelo presidente da autarquia, Luís Fernandes, tendo sido aprovada por unanimidade. No dia 28 de Dezembro, em reunião de Assembleia Municipal, a proposta foi também aprovada por unanimidade.

“Assim, vai agora ser enviada às entidades competentes, a fim de alcançar o objectivo, o apoio que é devido aos produtores de castanha”, diz fonte institucional da Câmara.

15 mil toneladas por ano

Os responsáveis pela autarquia salientam o enorme valor que a castanha tem na economia do concelho, havendo um grande número de produtores, o que se traduz em média em cerca de 15 mil toneladas por ano. Número esse que tem vindo a ter “um crescimento exponencial, pois o investimento no sector é cada vez maior, com novas plantações e formas de produção e colheita que a evolução também tem trazido”.

A autarquia estima que em 2017, devido às condições climatéricas, tenha havido uma quebra de cerca de 50% na produção, o que significa um elevado prejuízo para os produtores, “assim, a atribuição deste apoio é fundamental”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.