Vila Real recebe workshop sobre detecção remota no apoio à gestão vitivinícola

A ADVID — Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense informa que, no próximo dia 8 de Abril de 2025, entre as 14h30 e as 18 horas, realiza-se o workshop “Aplicações avançadas de detecção remota no apoio à gestão vitivinícola”, no Regia Douro Park, Vila Real.

Este workshop insere-se na formação PRR Vine & Wine, que faz parte das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial apoiadas pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus (NextGeneration EU), e tem como objectivo aumentar a competitividade e resiliência do sector da vinha e do vinho em Portugal.

Segundo uma nota de agenda da ADVID, esta acção tem como objectivo capacitar os participantes com conhecimentos sobre algumas aplicações disponíveis de Sistemas de gestão de apoio à decisão nas explorações vitícolas, através da criação de indicadores para apoiar decisões estratégicas na gestão das vinhas.

No workshop serão apresentadas, pelas empresas, várias aplicações que estão em uso na região há vários anos e, por isso, com um grau de maturação e adaptação elevado, permitindo monitorizar variáveis em tempo real, como custos de produção, com os diferentes consumos intermédios, promovendo uma produção mais eficiente e sustentável.

Na apresentação das aplicações será dado destaque às suas vantagens e desvantagens, com ênfase da perspectiva dos utilizadores destas aplicações, que importa numa óptica de melhoria contínua, adianta a mesma nota.

Este workshop complementa-se com a apresentação do modelo de inquérito que está a ser desenvolvido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em pareceria com a Associação ProDouro, e que visa responder à necessidade de alguns tipos de explorações, que têm necessidade de determinar os custos de produção vitícola.

“Com este workshop, espera-se que os participantes compreendam as vantagens e desvantagens no uso destas aplicações para tomar decisões mais fundamentadas, reduzindo custos e minimizando impactos ambientais”, realça a mesma nota adiantando que a formação destina-se a técnicos, administrativos e gestores de explorações vitícolas, responsáveis por carregar informação nas aplicações e pela sua utilização na tomada de decisão.

A ADVID relembra que os formandos inscritos na Formação 8.1.1 “Optimização das operações na vinha utilizando técnicas/tecnologias inovadoras”, já se encontram automaticamente inscritos neste workshop, bem como nos restantes eventos que possam vir a decorrer no âmbito desta formação, não sendo, nesse caso, necessária a inscrição.

Programa aqui. Inscrições aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.