Início / Featured / Vila Real de Santo António tem a primeira central fotovoltaica instalada nos portos de pesca nacionais

Vila Real de Santo António tem a primeira central fotovoltaica instalada nos portos de pesca nacionais

A Docapesca – Portos e Lotas concluiu a instalação de uma central fotovoltaica, que transforma energia solar em eléctrica, no porto de pesca de Vila Real de Santo António, que representou um investimento próximo dos 50 mil euros.

O sistema fotovoltaico, que é o primeiro instalado em portos de pesca a nível nacional, permite cobrir cerca de 30% dos consumos da lota, tendo uma produção anual estimada em 40 mil kWh, e é composto por cem módulos com a potência unitária de 310 Wp.

Reabilitação da rede de iluminação

A Docapesca lançou também um procedimento para reabilitação da rede de iluminação pública do porto de pesca de Vila Real de Santo António, com luminárias LED, com o preço base de 21.705 euros.

Com estas intervenções, a Docapesca pretende melhorar a eficiência energética nos portos de pesca, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental, económica e social deste sector de actividade.

A Docapesca – Portos e Lotas é uma empresa do Sector Empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao sector da pesca e respectivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Suínos, ruminantes e aves de produção em debate nas II Jornadas Técnicas Vetlima

Partilhar              As II Jornadas Técnicas Vetlima realizam-se nos dias 2, 3, 6 e 7 de Junho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.