Início / Agenda / Vidigueira Vinho arranca a 7 de Abril para promover vinhos da sub-região vitivinícola

Vidigueira Vinho arranca a 7 de Abril para promover vinhos da sub-região vitivinícola

A Câmara Municipal de Vidigueira organiza, nos dias 7, 8 e 9 de Abril, o evento Vidigueira Vinho que pretende promover os vinhos da sub-região vitivinícola de Vidigueira, além de outros “produtos de excelência” do concelho e a gastronomia tradicional.

A autarquia informa que o programa desta iniciativa vai integrar uma Semana Gastronómica, exposição e venda de produtos agroalimentares, colóquios, provas de vinho e espectáculos musicais.

O segundo dia do certame, a 8 de Abril, arranca com a Conferência “Da Vidigueira para o Mundo. Da Aposta na Sustentabilidade à Consolidação da Internacionalização”, a partir das 11h30, no Espaço Galega, com o objectivo de mostrar a importância alcançada pelos vinhos da sub-região vitivinícola de Vidigueira nos mercados internacionais e perspectivar as tendências de futuro. No mesmo dia, a partir das 17 horas haverá uma prova de vinhos comentada.

Ainda a 8 de Abril, no âmbito do certame, às 18 horas, será inaugurada a primeira destilaria de aguardente de vinho de talha, na Cella Vinaria Antiqua, da Honrado Vineyards, em Vila de Frades.

Neste evento podem participar todos os agentes económicos e produtores de agroalimentares, designadamente, os sectores da doçaria, panificação, citrinos, queijaria, vinhos, azeites, mel, compotas, licores, vinhos artesanais e enchidos, explica a autarquia.

Podem também participar expositores de venda de artesanato tradicional e/ou que sejam produzidos com matérias-primas tradicionais, de preferência com trabalho ao vivo.

Com a organização do Vidigueira Vinho, a autarquia pretende concretizar vários objectivos específicos, como promover o vinho do concelho de Vidigueira, como um produto turístico, promotor de desenvolvimento económico, e dar ênfase a outros produtos agroalimentares, designadamente o pão, a doçaria, as laranjas e os azeites da região, elementos importantes da nossa gastronomia e economia local.

Por outro lado, a Câmara Municipal da Vidigueira pretende divulgar a riqueza da cozinha tradicional local, promover a “excelência produtiva do território no domínio da produção vitivinícola”, valorizar/dignificar o vinho de talha e promover/comercializar o artesanato local, além de dignificar o cante alentejano como factor de promoção da cultura alentejana.

Pode ver o programa completo da Vidigueira Vinho aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.