Início / Agenda / Viana do Castelo recebe XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde a 10 e 11 de Maio

Viana do Castelo recebe XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde a 10 e 11 de Maio

A cidade de Viana do Castelo acolhe, nos próximos dias 10 e 11 de Maio, os XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde, evento que tem como objectivo “valorizar a oferta de produtos nacionais, impulsionar a actividade vitivinícola e o Vinho Verde como produto de dimensão estratégica, já que este é o segundo vinho mais consumido em Portugal e o mais exportado depois do vinho do Porto, com uma taxa de crescimento anual de dois dígitos”.

Os Encontros Vínicos trazem novamente para debate este vinho tão característico da região do Minho e envolvem um conjunto de iniciativas nos quais este produto é devidamente valorizado, dos quais se destaca um Seminário e uma prova de vinhos, refere uma nota de imprensa da autarquia de Viana do Castelo.

Este evento é uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

Durante o dia 10 de Maio vão acontecer seminários, provas de vinhos e o habitual Jantar de Gala, na qual serão ainda anunciados os grandes vencedores dos Prémios Vinho Verde do Ano da OERN 2023. Já durante o dia 11 de Maio, haverá visitas a locais de produção de vinho da região, avança a mesma nota.

Assim, a 10 de Maio, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe o seminário ‘Eficiência na gestão de recursos para a vinha’. O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marca presença na sessão de abertura, acompanhado do Presidente do Conselho Directivo da OERN, Bento Aires, do presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDRN), António Cunha, da presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Dora Simões, do presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Carlos Rodrigues, e do delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo, Vítor Correia.

No primeiro dia, o seminário integra um 1º painel que irá debater Gestão do Solo, Água e Videira, um 2º painel sobre a Gestão Integrada do Meio Vitícola, e o 3º painel será uma mesa-redonda dedicada à Eficiência da Rentabilidade do Sector Vitivinícola.

Segue-se o Curso de Prova de Vinhos – Provar em Viana, na Delegação Distrital de Viana do Castelo, com o formador Constantino Ramos, enólogo da sub-região de Monção e Melgaço. Nessa noite, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo acolhe o Jantar de gala e Enogastronómico, com entrega de diplomas aos galardoados da Seleção Vinho Verde do Ano da Ordem dos Engenheiros.

Dia 11 de Maio, o programa inclui O Caminho e o Vinho, no Centro interpretativo do Caminho Português da Costa, com visita guiada e degustação enograstronómica, uma viagem de barco do Cais até Cabedelo, com passeio turístico, e visita à Casa da Reina, às vinhas e à Adega, encerrando com almoço enogastronómico na Casa da Reina.

Programa completo e inscrições aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.