Início / Apoios e Oportunidades / Viana do Castelo apresenta projecto de atracção de novos talentos e captação de investimento em Antuérpia

Viana do Castelo apresenta projecto de atracção de novos talentos e captação de investimento em Antuérpia

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo foi convidado pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico a participar no Fórum de Desenvolvimento Local da OCDE – Ferramentas certas, empregos certos, lugares certos, que decorreu em Antuérpia, Bélgica, no painel que discutiu a relação dos empreendedores de sucesso com a inovação local e a criação de empregos.

Na sua intervenção, José Maria Costa apresentou a estratégia municipal de captação de investimento para o Município, bem como o programa que está a ser preparado para a atracção e captação de novos talentos.

Neste momento, segundo o autarca, existe uma preocupação comum das cidades e regiões da União Europeia de captar recursos humanos qualificados para dar resposta a novas realidades de trabalho que se perspectivam para um futuro muito próximo, pelo que Viana do Castelo foi apresentado como um caso paradigmático por estar a desenvolver projectos que envolvem a cooperação de instituições de formação, empresas e também da administração municipal no sentido de se posicionar também como um local de atracção de jovens qualificados.

Esta iniciativa vianense foi apresentada como sendo um projecto inovador a ser partilhado com outras cidades e regiões no âmbito das boas práticas da administração local.

Encontro anual do fórum da OCDE

O encontro anual do fórum da OCDE reuniu mais de 300 profissionais de desenvolvimento local, empreendedores e inovadores sociais. Os participantes discutiram temas como as ferramentas/habilidades nas empresas que estão a mudar devido à automação e digitalização; como as regiões e cidades podem promover a aprendizagem ao longo da vida e envolver os desempregados; como a inovação social pode ajudar a promover oportunidades de desenvolvimento local e a criação de mercados de trabalho sustentáveis.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico conta com 35 países membros que estão empenhados em promover a democracia e a economia de mercado que, no quadro das suas valências, apoiam os Governos no exercício de comparabilidade de experiências, boas práticas e de coordenação das suas políticas, bem como numa procura de respostas e soluções para problemas comuns.

Com base na análise e comparação de dados recolhidos, a OCDE pretende identificar tendências para o futuro, contribuindo para a definição de políticas dos governos e promovendo uma maior inclusão social e prosperidade dos países membros.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.