Início / Agricultura / Veracruz renova certificação Global G.A.P e conquista Spring

Veracruz renova certificação Global G.A.P e conquista Spring

A produtora de amêndoa Veracruz, instalada no distrito de Castelo Branco, voltou a garantir, a certificação atribuída pela GlobalG.A.P, com GGN: 4063061907080. Esta certificação abrange toda a produção do produto, da plantação à colheita, e avalia diversos factores que reconhecem boas práticas agrícolas, coma a gestão eficiente dos recursos, que privilegiam a utilização de mecanismos de regulação natural, e que resultam na prática de uma agricultura mais sustentável.

A empresa conseguiu ainda conquistar a certificação Spring, que avalia a gestão sustentável da água no campo. Entre as valências observadas está, por exemplo, a conformidade legal das fontes de água e taxas de extracção, a monitorização do consumo e gestão sustentável das bacias hidrográficas, assim como a protecção das fontes de água e medidas contínuas que demonstrem a melhoria contínua da gestão da água.

Entre as vantagens desta certificação, está o aumento da eficiência dos sistemas de rega, a diminuição de custos associados ao consumo de água ou a contribuição para a sustentabilidade deste recurso, entre outras, refere o Grupo luso-brasileiro em comunicado.

Andreia Barbosa, directora comercial, de recursos humanos e marketing da Veracruz, sublinha que, “as certificações são importantes, na medida em que acrescentam valor à nossa amêndoa e imprimem potencial para a abertura de novos mercados, locais e globais. Ganhamos todos com o rigor e a transparência destas avaliações.”

A certificação Global GAP responde às exigências dos principais retalhistas mundiais. Segurança alimentar, eficiência energética, gestão de água, utilização de fertilizantes e bem-estar dos trabalhadores são alguns dos critérios analisados pela GlobalG.A.P. Na prática, significa que o produto é seguro para ser consumido, na medida em que foi produzido obedecendo a um conjunto de critérios rigorosos.

O grupo luso-brasileiro Veracruz tem como missão “produzir as melhores amêndoas do mundo e fazer do interior de Portugal um local de referência na produção deste fruto de elevado valor nutricional”, garante a empresa.

Com uma equipa multidisciplinar, tem em curso um investimento de 50 milhões de euros, o maior alguma vez feito no distrito de Castelo Branco, assente em smart Farming e tecnologia de ponta. A primeira fase deste projeto foi reconhecida Projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN) e implica um investimento de 26,3 milhões de euros.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.