Início / Agenda / Vencedores do Concurso Internacional de Sidras Naturais/Madeira’23 conhecidos a 9 de Junho

Vencedores do Concurso Internacional de Sidras Naturais/Madeira’23 conhecidos a 9 de Junho

A 1ª edição da Festa da Sidra/Cider Fest arranca a 3 de Junho, Dia Mundial da Sidra, no Hotel Savoy Saccharum, Calheta, com a realização do Concurso Internacional de Sidras Naturais| Madeira’23. Os vencedores do Concurso serão conhecidos a 9 de Junho.

Trata-se de uma organização do Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que resulta de uma parceria estratégica com a Qualifica/oriGIn Portugal. Uma competição que contará com a presença de um painel multidisciplinar de 33 peritos de diferentes proveniências que reconhecerão a qualidade das sidras submetidas a prova: 40 sidras da Madeira, 4 sidras de Portugal continental e 24 sidras estrangeiras (Irlanda, Croácia, Alemanha, Espanha, República Checa, Polónia, Holanda, Bélgica, Letónia, França e Áustria – 11 países).

Neste painel de jurados incluem-se especialistas na bebida, enólogos, escanções, membros especializados da Câmara de Provadores AgroSenseLab, chefes executivos, docentes da Universidade da Madeira e imprensa regional, nacional e internacional.

A directora executiva da Qualifica/oriGIn Portugal, Ana Soeiro, é a directora do Concurso Internacional de Sidras Naturais| Madeira´23, que passa agora a ter um alcance mundial e não apenas europeu.

Se no ano passado apenas eram validadas inscrições de um segmento específico de Sidras, num total analisado que ascendeu as três dezenas, este ano todas as categorias previstas em legislação — desde que obtidas exclusivamente da fermentação de mosto natural de maçã/pêro ou de mosto natural de maçã/pêro e pêra — são admitidas.

A organização da iniciativa predispôs-se assim a receber mais sidras e de diferentes tipologias: naturais, doces, aromatizadas, gaseificadas, espumantes, com baixo teor alcoólico e sem álcool.

Festa da Sidra

A Festa da Sidra prosseguirá de 4 a 8 de Junho, com a realização da vertente pública do evento ou de “Festa” propriamente dita, a decorrer na Placa Central da Avenida Arriaga, no Funchal, uma acção promocional que procurará proporcionar aos visitantes um conjunto de experiências com esta bebida tradicional madeirense, a passar pela sua comercialização e divulgação, utilizações gastronómicas, degustações comentadas (mediante marcação), palestras e demonstrações culinárias.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 30 Setembro a 6 Outubro 2024

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Fim da campanha de comercialização de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.