A solução vencedora do AgroTech Challenge será divulgada no dia 17 de Junho, às 11h00, no Octógono, no Fundão. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Município do Fundão, a Embaixada do Brasil, CIEBI – Centro de Inovação Empresarial da Beira Baixa e a empresa VeraTech, que irá premiar com cinco mil euros a equipa que apresentar a ideia mais inovadora.
Terminado o prazo de inscrições para responder aos desafios do sector agrícola e o período de desenvolvimento, no qual uma equipa de mentores e profissionais especializados na área da inovação agrícola tiveram oportunidade de apoiar cada uma das propostas, serão agora apresentadas as soluções e escolhidas as vencedoras do primeiro e segundo lugares deste desafio.
A ideia mais inovadora será premiada com cinco mil euros e a segunda melhor ideia terá como prémio um vale para incubação na Incubadora A Praça do Fundão pelo período de um ano, refere a autarquia em nota de imprensa.
Online
Este evento será aberto ao público e vai decorrer em formato híbrido, presencial e virtual, mediante inscrição (aqui) e terá como oradores Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão; Miguel Leão, do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária; Filipe Rosa, da Vera Cruz Ventures; José Silvestre, SFColab – Laboratório colaborativo para a inovação digital na agricultura.
O AgroTech Challenge visa promover o desenvolvimento de soluções para a agricultura, com dimensões tecnológicas e criativas, oferecendo soluções integradas e personalizadas customizadas de alta qualidade e sustentabilidade a partir da apresentação de respostas a quatro desafios: Desenvolvimento de índices agronómicos baseados em imagens aéreas; Previsão de geada utilizando a inteligência artificial; Publicação de actividades agrícolas em blockain; e Contagem de amêndoas utilizando Machine Vision.
Este concurso representa ainda a oportunidade dos participantes conhecerem os agentes mais influentes do sector agrícola, descobrir as últimas tendências de mercado e criar sinergias com novos parceiros estratégicos, salienta a mesma nota.
Agricultura e Mar