Cinco unidades orgânicas da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE, Nova School of Law, Nova IMS, Nova FCSH e Nova FCT), em parceria com a Universidade do Algarve e a Universidade de Évora, lançaram de uma nova Licenciatura em Estudos do Mar. As candidaturas já estão abertas.
“Especialmente desenhada para dar resposta aos emergentes desafios globais no âmbito da economia azul e políticas públicas ligadas ao mar, a Licenciatura em Estudos do Mar apresenta-se como um programa inovador e multidisciplinar que propõe promover o conhecimento para uma exploração sustentável do oceano”, realça um comunicado de imprensa da Nova SBE.
A licenciatura – que estará disponível já no próximo ano lectivo (2025/26) – aposta numa formação interdisciplinar, abordando temáticas como ciência e tecnologia, análise de dados, economia, direito e ciências sociais, colocando o oceano no palco principal do conhecimento e como fonte de soluções para os grandes desafios da humanidade.
Desde o combate às alterações climáticas até à promoção de uma economia azul sustentável, a Licenciatura em Estudos do Mar capacita os alunos para desenvolverem políticas públicas e iniciativas alinhadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em particular os ODS 14 (Vida na Água), 13 (Acção Climática) e 12 (Produção e Consumo Sustentáveis).
Destacando-se por “uma forte componente prática, a nova licenciatura proporciona aos alunos experiências de campo em sectores-chave como turismo, pesca, aquacultura e conservação marinha. A imersão em cenários reais (no Algarve e em Sines) permite uma compreensão aprofundada do impacto do oceano em diversas áreas, preparando os futuros profissionais para desafios concretos”, acrescenta o mesmo comunicado.
Com um enfoque internacional e “assumindo o conhecimento como motor de mudança”, a nova Licenciatura em Estudos do Mar é leccionada totalmente em inglês, “preparando os alunos para actuar no panorama global e integrar uma nova geração de líderes que promovem e orientam soluções inovadoras para um futuro mais sustentável”.
Segundo fonte institucional da Nova SBE, os licenciados em Estudos do Mar ”encontram-se habilitados para trabalhar em entidades dedicadas ao oceano, a nível nacional, europeu e global, desenvolvendo investigação científica ou resolvendo problemas concretos, como o controlo de poluição marinha, ou criando oportunidades no apoio ao desenvolvimento de qualquer área da economia azul, como a bioeconomia e a biotecnologia azul, as energias renováveis marinhas ou o financiamento à economia azul”.
Esta licenciatura “é relevante para quem queira gerir o ordenamento de zonas marinhas e costeiras ou desenvolver trabalho em áreas onde se explore a oceanografia operacional e observacional”, acrescenta.
A Licenciatura em Estudos do Mar conta ainda com o envolvimento do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa, garantindo uma abordagem prática e especializada no estudo dos oceanos.
Saiba mais sobre e candidate-se aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
