Início / Agenda / Universidade de Évora organiza conferência e visita a sistema de irrigação fotovoltaica solar acessível com emissões zero

Universidade de Évora organiza conferência e visita a sistema de irrigação fotovoltaica solar acessível com emissões zero

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) organiza uma conferência, no Cine-Teatro Municipal, e visita técnica guiada a um sistema demonstrador de bombagem fotovoltaica para irrigação, em Alter do Chão, no dia 12 de Outubro de 2021, das 10h30 às 12h30.

Este evento enquadra-se no projecto SolaQua (H2020) e visa promover a articulação do sector agrícola com o sector das energias renováveis, com destaque à energia solar fotovoltaica. Destina-se a agricultores, empresários e trabalhadores em pequenas e médias empresas, investidores, administração pública ou apenas curiosos e tem as inscrições abertas. Este será um evento de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória, aqui.

Projecto SolaQua

O SolaQua tem como objectivo promover a irrigação solar fotovoltaica acessível, fiável e económica para a Europa e países próximos, com uma emissão carbónica zero, explica uma nota de imprensa da Universidade de Évora.

O SolaQua irá apresentar sete materiais e ferramentas de habilitação-chave para a adopção do mercado de irrigação solar, através da definição de padrões de qualidade e de metodologias de avaliação económica e ambiental.

Este é um projecto apoiado pelo programa Horizonte 2020, que assume como objectivo “o aumento da quota de energias renováveis, através da combinação de tecnologia fotovoltaica e hidráulica com irrigação de alta eficiência. Uma solução tecnológica que poderá permitir o fornecimento de energia para irrigação com zero emissões e um custo até 70% inferior às soluções à base de combustíveis fósseis existentes”.

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora é uma das 11 organizações, de seis países (Portugal, Espanha, França, Itália, Marrocos e Roménia), que integram o consórcio do SolaQua: Universidad Politécnica de Madrid (UPM), Euromediterranean Irrigators Community (EIC), Conference des Regions Peripheriques Maritimes d’Europe (CRPM), Consiglio dell ‘ Ordine Nazionale del Dottori Agronomi and dei Dottori Forestali (CONAF), Universidade de Évora (UÉ), Università degli Studi di Sassari (UNISS), Institute Agronomique Veterinaire Hassan II (IAV), Gobierno de Aragón (GA), Generalitat Valenciana (GV), Consiliul Judetean Calarasi (CJC), e Abarca Companhia de Seguros.

Programa

10h00 – 10h30 – Registro de participantes

10.30 – 10.45 – Cerimónia de Abertura

  • CM de Alter do Chão, Nutrifarms, UÉvora

10.45 – 11.00 – Soluções de Irrigação Fotovoltaica desenvolvidas pelo projecto SolaQua

  • Dr. Luis Fialho. Cátedra Energias Renováveis – Universidade de Évora

11.05 – 11.20 – Apresentação Nutrifarms

  • Dra. Isabel Ribeiro. Nutrifarms

11.30 – Partida para as instalações de bombeamento fotovoltaico do projecto SolaQua

11.40 – 12:30 – Visita guiada às instalações

12h30 – Regresso a Alter do Chão

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ovibeja tem entrada gratuita a 2 de Maio no Dia de Beja

Partilhar              A 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.