Início / Agenda / Universidade de Évora lança debate sobre inovação e tecnologia em agricultura

Universidade de Évora lança debate sobre inovação e tecnologia em agricultura

O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, no próximo dia 18 de Janeiro, volta a debater questões relacionadas com ambiente e agricultura numa Mesa Redonda. Desta vez o debate terá como tema “Inovação e tecnologia em agricultura: da agricultura de precisão à agricultura digital” e vai reunir investigadores da academia e do sector empresarial.

A sessão decorre presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra – Universidade de Évora, entre as 14 e 15 horas, mas é também possível assistir online, por Zoom (link aqui).

O debate irá centrar-se na inovação e na transformação digital que a agricultura tem sofrido, muito impulsionada pelo aumento da população mundial combinado com o efeito das alterações climáticas e escassez de recursos. É essencial que a agricultura acompanhe os avanços na tecnologia e se torne o mais eficiente possível, rentável, segura e com baixos impactos ambientais, frisa uma nota de agenda do MED.

E acrescenta que “actualmente já temos ao nosso dispor drones, sensores, GPS, imagem de satélite, entre outros, que permitem dar respostas atempadas e focadas. Hoje em dia podemos regar uma planta exactamente com o que ela precisa e quando precisa, podemos adubar no momento exacto e com a quantidade exacta. Imagine os recursos que se podem poupar se todo o sector agrícola se modernizar”.

No entanto, “a aplicação da tecnologia em agricultura tem ainda várias barreiras que têm de ser ultrapassadas, desde barreiras sociais pela dificuldade de mudança de mentalidade dos agricultores mais tradicionais, à falta de formação adequada, até às barreiras que se prendem com a conexão e comunicação que muitas vezes impedem ainda o sucesso da aplicação da tecnologia”.

Os convidados para esta mesa redonda são:

● José Rafael da Silva, Professor do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, Investigador do MED e Coordenador do Grupo de Investigação do MED “Tecnologia Agrícola e Eficiência Energética”;
● André Garcia Sá, Professor do Instituto Politécnico da Guarda, Director da Licenciatura em Engenharia Topográfica;
● Cátia Pinto, Directora Executiva da Associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura;
● Nuno Silva, Engenheiro na AlticeLabs – Licenciado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações e mestre em Telecomunicações para a Indústria.

As Mesas Redondas do MED estão integradas na iniciativa “MED às 4as”, as sessões de ciência com café promovidas pelo MED na Universidade de Évora (e transmitidas online) e são abertas a todos os interessados.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Mercadona baixa preços ao consumidor. Pão, massa e azeite incluídos

Partilhar              A Mercadona, empresa de supermercados de origem espanhola, realizou uma nova redução de preços no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.