Início / Agricultura / Universidade de Coimbra organiza exercícios de capacitação na resposta a ocorrências naturais e industriais

Universidade de Coimbra organiza exercícios de capacitação na resposta a ocorrências naturais e industriais

A ADAI — Associação para o Desenvolvimento de Aerodinâmica Industrial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra está a co-organizar um conjunto de actividades no âmbito da protecção civil com vista à capacitação na definição de estratégias de resposta a ocorrências naturais e industriais, usando a ferramenta de apoio à decisão desenvolvida no âmbito do projecto Vulnerable Elements in Spain and Portugal and Risk Assessment (VESPRA).

O evento, que decorre nos dias 30 e 31 de Janeiro, na área transfronteiriça entre Cilleros, Espanha, e Monfortinho, Portugal, é co-organizado pela ADAI, Universidade de Aveiro, Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIM-BB), Junta de Extremadura (Espanha), Instituto Politécnico da Catalunha e a empresa espanhola Meteogrid, coordenadora do projecto.

Estes dois dias de exercícios, explica uma nota de imprensa da Universidade de Coimbra, envolvem a recriação de uma ocorrência de incêndio rural transfronteiriço, que provoca um acidente industrial. Utilizando a plataforma VESPRA no apoio à decisão, os participantes dos dois países serão convidados a definirem uma estratégia conjunta de resposta a esta hipotética ocorrência internacional.

Esta plataforma foi desenvolvida para analisar e avaliar a vulnerabilidade de elementos expostos a diferentes perigos, tais como incêndios rurais, acidentes industriais, incluindo acidentes nucleares, e episódios de meteorologia extrema. A ferramenta pode servir de apoio à decisão, tanto na fase de planeamento, como na fase de resposta a este tipo de ocorrências.

O projecto VESPRA tem como objectivo melhorar os mecanismos de gestão de risco em áreas transfronteiriças em emergências, podendo ser utilizado em qualquer região. No entanto, tem como área de estudo a região transfronteiriça entre Extremadura espanhola e a CIM-BB.

Este projecto tem o apoio da Comissão Europeia, da Autoridade Nacional de Protecção Civil (Portugal) e da Protecção Civil do Ministério do Interior (Espanha).

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Inspectores de navios de São Tomé e Príncipe treinam na DGRM

Partilhar               A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que esta semana …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.