Início / Agenda / Universidade de Coimbra leva projectos de inovação na Economia Azul à Batalha

Universidade de Coimbra leva projectos de inovação na Economia Azul à Batalha

Os projectos de I&D e Inovação desenvolvidos pelos investigadores da Universidade de Coimbra no âmbito da Estratégia do UC MAR – Valorização e transferência de I&D+i ao serviço da Economia Azul, vão ser apresentados , no próximo dia 18 de Novembro, como “Estudos de Caso” na Mostra de Produtos e Tecnologias da Economia do Mar, promovida pelo Mar 2020.

A iniciativa, com início marcado para as 10 horas, acontecerá no Dia da Inovação nas Pescas e Aquicultura, no ExpoSalão – Centro de Exposições, na Batalha, e contará com a degustação de iguarias com novos produtos do mar, nomeadamente feitas a partir do sargo da Costa Vicentina e polvo e raia da região de Cascais e Ericeira, entre outras, afirmando assim “a forte capacidade da Universidade de Coimbra na qualificação das actividades económicas associadas à Economia do Mar, que estarão em destaque no stand do UC MAR”.

Sob o mote “Da Ciência para as Empresas”, esta Mostra de Produtos e Tecnologias da Economia do Mar, promovida pelo Mar 2020 tem como finalidade aproximar os operadores da pesca e da aquicultura às entidades do sistema científico nacional, refere a Universidade de Coimbra em nota de imprensa.

Aberta à comunidade e de participação gratuita, irá exibir as melhorias produtivas que estão a ser desenvolvidas pelos agentes científicos, os novos produtos que estão a ser concebidos, e dar a conhecer a utilidade prática que as inovações trazem às empresas.

Investigação com apoio Mar 2020

Nesta iniciativa, estarão em exposição, os resultados das operações desenvolvidas no âmbito da investigação, com o apoio do Programa Operacional Mar 2020, de várias entidades a nível nacional, com particular destaque para a Universidade de Coimbra, que assim se afirma como uma referência nacional de projecção internacional na criação e desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias e processos resultantes de actividades de I&D+I na área da Economia do Mar. O programa completo da Mostra pode ser consultado aqui.

Os participantes poderão visitar o stand do UC MAR, e ficar a conhecer os projectos “BioRede – Rede de Pesca Biodegradável”, “OtimO – Optimização dos processos de produção de Ouriço-do-mar” e “É Seco ou Fumado? – Produtos Inovadores que levam à valorização do Pescado”, “ReSEt- Restauro de Sapais Estuarinos com vista à Sustentabilidade”, “Algadepur – Aquacultura Multi-trófica Integrada” como veículo de sustentabilidade: Utilização de macroalgas para depuração de efluentes, “ValSargo – Valorização do Sargo da Costa Vicentina”, “GreenFishingPort: Projeto-Piloto de Porto de Pesca Autossustentável” e “ValSar – Valorização do Sargaço da Costa Litoral Norte”.

Para além da divulgação destes projectos, os investigadores do Laboratório Marefoz da Universidade de Coimbra, em parceria com o INTEP – Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz, irão proporcionar aos visitantes do Stand UC MAR degustações de iguarias confeccionadas a partir de produtos inovadores que resultaram das actividades de I&D e Inovação destes mesmos projectos, nomeadamente, sargo, polvo e raia, entre outros recursos do mar.

Paralelamente, ao longo do dia, decorrerão apresentações sobre os resultados das investigações desenvolvidas por cada entidade científica participante. Pelas 16h10, serão apresentação de “Estudos de Caso” dos projectos “BioRede”, “OtimO” e “É Seco ou Fumado?” desenvolvidos o âmbito da Estratégia UC MAR – Valorização e transferência de I&D+i ao serviço da Economia Azul, da Universidade de Coimbra.

Para ficar a conhecer melhor, estes e outros projectos, desenvolvidos pelo Laboratório Marefoz ou por outro Centro de I&D da Universidade de Coimbra, no âmbito da estratégia UC MAR, clique aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

ASAE apreende 9 toneladas de carne imprópria para consumo em entreposto ilegal no distrito de Évora

Partilhar              A ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica procedeu ao desmantelamento e suspensão total …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.