Teresa Barata, investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de ser nomeada representante de Portugal na International Space Weather Initiative (ISWI), organização científica internacional dedicada à Meteorologia Espacial.
Enquanto representante da ISWI, a investigadora, que foi nomeada pelo director executivo, Nat Gopalswamy, do Salar Physics Laboratory NASA/GSFC, pretende “criar uma rede de investigadores portugueses dedicados a esta matéria, de forma a potenciar actividades científicas e de disseminação e divulgação para o público em geral. Um dos objectivos desta rede será, também, aumentar a visibilidade dos investigadores portugueses e apoiar parcerias nacionais e internacionais”.
Por Meteorologia Espacial “entende-se a monitorização, estudo e previsão de fenómenos provocados pela interacção entre a actividade solar e Terra. Estes fenómenos têm impacto em actividades económicas e societais, tais como navegação aérea, distribuição de redes eléctricas, entre outros”, explica a também cientista do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC).
Área científica de relevância
Esta nomeação “é uma honra para mim e é o resultado de um trabalho pouco visível para o grande público mas que representa o esforço de uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra, numa área científica de relevância notória nos próximos anos”, afirma Teresa Barata, acrescentando que, ao nível individual, “é uma motivação para continuar a desenvolver projectos e trabalhos no âmbito do CITEUC e na Universidade de Coimbra e uma oportunidade de aumentar os meus conhecimentos científicos nesta área”.
O ISWI é um programa de cooperação científica internacional, com o objectivo de promover e disseminar actividades de Space Weather (meteorologia espacial) para fins científicos e público em geral.
Agricultura e Mar Actual