Início / Agenda / Universidade de Coimbra assinala Dia Mundial do Solo com Mostra de Ciência

Universidade de Coimbra assinala Dia Mundial do Solo com Mostra de Ciência

Os investigadores de diversos Centros de Investigação da Universidade de Coimbra (UC) vão assinalar o Dia Mundial do Solo, na próxima segunda-feira, dia 5 de Dezembro, e abrem as portas do seu trabalho num conjunto de “actividades inesquecíveis sobre o solo e sua importância”, diz a instituição em comunicado.

Esta Mostra de Ciência vai decorrer no Colégio de S. Bento do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e “promete dar a conhecer o suporte da vida e tudo o que ele representa para nós, seres humanos”, adianta a mesma fonte.

Várias dezenas de alunos do Ensino Básico e Secundário de Coimbra vão estar presentes na iniciativa, a decorrer entre as 10 horas e as 17 horas, que é organizada em conjunto pelos Departamento de Ciências da Vida, Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (CEMUC), Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e pela Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra.

De acordo com os responsáveis pelo evento, o único na Península Ibérica registado na plataforma oficial da efeméride, “andamos, corremos e nunca paramos. Por debaixo dos nossos pés há um complexo sistema, cheio de vida e dono de um enorme valor. O solo, rico e dinâmico, responsável pela provisão de alguns dos bens e serviços essenciais à nossa existência”.

Mostra plena de actividades

“Uma mostra de ciência e tecnologia dedicada à temática dos solos, plena de actividades, experiências e desafios é a nossa proposta para esta jornada. Vamos da rocha ao solo, em simbiose com os organismos que aí vivem, mas escapam à nossa atenção. Como as minhocas que fogem, ou as abelhas que voam. Ou as ameaças reais que nos fazem voltar a pôr os pés na terra. É um universo único, venha descobri-lo connosco”, realçam os responsáveis.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Programa Selecção Gastronomia e Vinhos distingue 39 restaurantes na Região de Coimbra

Partilhar              A AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a Turismo Centro de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.