Universidade de Coimbra assinala Dia Mundial do Solo com Mostra de Ciência

Os investigadores de diversos Centros de Investigação da Universidade de Coimbra (UC) vão assinalar o Dia Mundial do Solo, na próxima segunda-feira, dia 5 de Dezembro, e abrem as portas do seu trabalho num conjunto de “actividades inesquecíveis sobre o solo e sua importância”, diz a instituição em comunicado.

Esta Mostra de Ciência vai decorrer no Colégio de S. Bento do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e “promete dar a conhecer o suporte da vida e tudo o que ele representa para nós, seres humanos”, adianta a mesma fonte.

Várias dezenas de alunos do Ensino Básico e Secundário de Coimbra vão estar presentes na iniciativa, a decorrer entre as 10 horas e as 17 horas, que é organizada em conjunto pelos Departamento de Ciências da Vida, Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (CEMUC), Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e pela Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra.

De acordo com os responsáveis pelo evento, o único na Península Ibérica registado na plataforma oficial da efeméride, “andamos, corremos e nunca paramos. Por debaixo dos nossos pés há um complexo sistema, cheio de vida e dono de um enorme valor. O solo, rico e dinâmico, responsável pela provisão de alguns dos bens e serviços essenciais à nossa existência”.

Mostra plena de actividades

“Uma mostra de ciência e tecnologia dedicada à temática dos solos, plena de actividades, experiências e desafios é a nossa proposta para esta jornada. Vamos da rocha ao solo, em simbiose com os organismos que aí vivem, mas escapam à nossa atenção. Como as minhocas que fogem, ou as abelhas que voam. Ou as ameaças reais que nos fazem voltar a pôr os pés na terra. É um universo único, venha descobri-lo connosco”, realçam os responsáveis.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.