União Europeia mobiliza bombeiros e aeronaves para época de incêndios florestais em Portugal

A União Europeia (UE) mobilizou equipas de bombeiros e aeronaves para ajudar os países europeus afectados por incêndios florestais. Portugal recebe apoio reforçado da UE com operacionais no terreno e aviões destacados para se preparar para o aumento do risco de incêndios florestais durante os próximos meses de Verão,

Portugal terá no País dois aviões ligeiros de combate a incêndios para complementar a capacidade nacional e intervir em caso de necessidade. Além disso, estarão estacionados 20 aviões de combate a incêndios e 4 helicópteros em mais nove Estados-membros. Coordenados e co-financiados no âmbito do Mecanismo de Protecção Civil da UE, estes recursos ajudarão a prevenir os riscos e possibilitarão uma resposta mais rápida e robusta a eventuais crises, refere uma nota de imprensa da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Para apoiar rapidamente as corporações de bombeiros locais ao longo de Julho e Agosto, “serão estrategicamente posicionados quase 650 bombeiros de 14 países europeus em locais de alto risco em Portugal, em Espanha, em França e na Grécia. Estes recursos reforçarão o número de bombeiros em cada país”.

Adicionalmente, 19 equipas terrestres de combate a incêndios, com cerca de 30 bombeiros cada, bem como uma equipa de aconselhamento e avaliação, estão prontas a ser mobilizadas pela UE em estreita colaboração com os Estados-Membros e os Estados participantes do Mecanismo de Protecção Civil da UE.

Será ainda criada uma equipa específica de apoio aos incêndios florestais no quadro do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência, que funciona ininterruptamente, para monitorizar os riscos e analisar dados científicos.

“Esta abordagem proactiva confirma o compromisso da UE de se manter um passo à frente das catástrofes, incluindo as agravadas pelas alterações climáticas, e de unir forças para proteger vidas, habitações e o ambiente”, adianta a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.